quinta-feira, 23 de julho de 2015

Devocional#32 - AS ESFERAS DO TESTEMUNHO


A grande preocupação e dinâmica da igreja primitiva era contar as boas novas acerca de Jesus e da ressurreição e dar testemunho do que haviam visto, ouvido e experimentado. ¹  Howard Snyder

 
Como podemos evangelizar as pessoas sendo que elas e também nós vivemos uma rotina avassaladora na cidade? Quais são as características bíblicas de um evangelismo significativo para o ambiente urbano? Ambas as perguntas são feitas no imaginário de um grupo de cristãos que vivem nas grandes metrópoles. A realidade da rotina de atividades tem sido um dos motivos para que alguns não consigam assumir sua parte na “missão de anunciar”. Quando é possível algum espaço na agenda atarefada, a questão que faz com que não haja envolvimento com o anúncio do evangelho é porque acreditam que não conheçam os métodos, não sabem como evangelizar as pessoas.

As duas razões revelam o quanto os cristãos não foram constantemente lembrados que fazem parte de um povo que vive em missão, por fazer parte do povo de Deus. Sabemos através da narrativa bíblica que Deus está em missão e que convoca seu povo a também viver dessa forma diante do mundo. Precisamos nos lembrar que através do contexto do antigo testamento sabemos que Deus havia escolhido uma nação para que seu filho Jesus surgisse entre os homens - escolheu a nação de Israel. Mas sabemos também que a maior parte deles não o aceitaram, não o divulgaram às outras nações, como também o crucificaram em um madeiro - a mais humilhante das mortes.

A responsabilidade de anunciar o próprio Cristo ao mundo - através de sua mensagem -  passa então para a Igreja que Jesus inaugura com os apóstolos. O povo de Deus não é uma nação específica, um continente ou um grupo em determinada região do planeta, pelo contrário, onde houver pessoas que confessam seus pecados arrependidos, e, sobretudo, reconheçam o senhorio de Cristo sobre sua própria vida, ali há parte da Igreja, portanto, parte do povo de Deus. Esses também têm diante de si o chamado para sinalizarem o reino de Jesus a todas as pessoas.

Para responder aos questionamentos iniciais, precisamos no lembrar antes que a missão foi entregue nas mãos de todos aqueles que confessaram Jesus como o Senhor de suas vidas. Se alguém assim o fez, seja onde for, tem o privilégio e responsabilidade de viver em missão no mundo. Portanto, o chamado de participar daquilo que Deus está fazendo no mundo é um privilégio para todos os cristãos. Mas como podemos cumprir com a missão de anunciar?

 Quando olhamos para os textos bíblicos, principalmente no novo testamento, parece existir algumas esferas do testemunho cristão. A primeira que precisamos ter em mente é o próprio anúncio verbal do evangelho, ou seja, aquelas oportunidades que nos surgem nas quais podemos compartilhar uma história pessoal, algumas reflexões sobre fé e a vida, anunciando o evangelho de Cristo e chamamos as pessoas ao arrependimento e o reconhecimento do senhorio de Jesus sobre sua vida. Embora a esfera do anúncio verbal seja a principal, ela não é a única forma de sinalizarmos o reino de Deus na cidade.

A segunda esfera pela qual podemos sinalizar os valores e o reino de Jesus é através de nossa vida testemunhal. Não há dúvida que o nosso exemplo de vida é a primeira coisa que as pessoas observam, tudo o que fazemos deve estar constantemente afirmando as palavras de nossa boca.

A terceira esfera é o serviço cristão e o amor a todos os necessitados. Não são poucas as pessoas que se abriram para ouvir e creram em Jesus a partir de um ato de serviço e amor que receberam quando já não tinham mais opções e nem esperança. Percebiam o próprio Deus enviando alguém para o seu socorro e diante disso não poderiam deixar de reconhecer a sua bondade.

E não é verdade que somos representantes de Deus no mundo? Jesus viveu sinalizando que o reino havia chegado entre os homens e tem constantemente convocado cada cristão a participar dessa maravilhosa restauração de todas as coisas. É um privilégio participarmos da obra de Deus na restauração de sua criação.

Questões para Reflexão:
1. Qual tem sido sua maior preocupação na vida? Existe algum nível de preocupação pelas pessoas que ainda não ouviram do evangelho de Jesus na cidade? Por quê?
2. Você concorda que há muitas pessoas que fazem igual ao povo de Israel e não compartilham a mensagem de Jesus ao mundo?  Você conseguiria indicar alguma razão?
3. As suas escolhas e postura diária tem sido uma vida testemunhal na cidade? Como você tem testemunhado o evangelho do reino através do serviço e do amor às pessoas?
4. Como tem sido sua vida no que se refere a compartilhar verbalmente o evangelho?
5. Você já pensou que é uma honra participar da missão de Deus no mundo? Por quê?  
 
© Antonio Gama
______________________________________

¹ Snyder, Howard. A Comunidade do Rei. São Paulo: ABU, 2004, p. 110.   
______________________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.