quarta-feira, 22 de julho de 2015

Devocional#31 - VIDA MISSIONAL


Se virmos as boas-novas relacionadas com a nossa vida, tanto nas importantes questões públicas como nos aspectos menos significativos da vida privada, então o evangelho não será uma intromissão desconfortável, antes será parte de nossa caminhada diária e fluirá com facilidade para a nossa boca. ¹  Michael Goheen


Que o chamado de Jesus para viver em missão no mundo é para todos aqueles que o confessam como Senhor e salvador, já sabemos. Que esse estilo de vida de sinalizar o reino de Deus em todos os ambientes da cidade também já nos ficou claro. E que somos chamados para anunciar o evangelho de Jesus em todos os lugares e tempo, é algo que estamos compreendo com mais clareza. Mas ainda nos perguntamos; como poderia ser o estilo de vida diário do discípulo de Jesus? Como seria ter e quais são as características de um estilo de vida missional na cidade?

O primeiro aspecto de uma vida missional que precisamos pensar é que todos os seres humanos, fazendo ou não, foi criado com o propósito de glorificar a Deus, ou seja, de viver em adoração constante diante de Deus. Para os discípulos de Jesus a adoração teria que ser como a necessidade de beber água, ser algo que não deixássemos de fazer um dia sequer. Todas as nossas ações seriam muito diferentes se levássemos em conta que devemos viver para a glória de Deus independente do que estejamos fazendo diariamente. Será que estamos fazendo todas as coisas com a consciência de que vivemos perante o próprio Deus?

O segundo aspecto de uma vida missional é que precisamos ter uma prática devocional significativa e relevante. Precisamos ter a narrativa, os ensinamentos e as ordenanças bíblicas como o norte para a nossa vida diária, pois, foi o livro no qual Deus escolheu para se revelar ao homem e apresenta-lo tudo aquilo que lhe seria útil para viver de forma saudável a partir dos conselhos do próprio Criador. E como a leitura e reflexão bíblica deve fazer parte da vida dos cristãos, não se pode deixar de ter aqueles momentos de alinhar o próprio coração às vontades de Deus através da oração. A leitura bíblica somado a oração demonstra para nós que não somos dependentes de nós mesmos, mas sim do nosso Deus. Estamos praticando as disciplinas espirituais de forma saudável?

O terceiro aspecto da vida missional é a postura de quem vive a partir de valores do reino de Deus e não dos valores humanos. O discípulo de Jesus faz suas escolhas diárias, tem uma postura diferente, responde aos problemas, tem um estilo de vida a partir dos valores do reino de Jesus. Precisamos nos lembrar que já vivemos dentro do reino e ao passo que ali estamos não mais somos guiados por valores humanos ou mundanos, mas pautados no estilo de vida do próprio Cristo enquanto homem. Jesus é o maior exemplo de como devemos viver diante de um mundo que escolhe constantemente os valores humanos para suas ações na cidade. Será que a nossa postura no mundo demonstra que estamos vivendo como pessoas redimidas?

O quarto aspecto da vida missional é a consciência na nossa missão de anunciar o evangelho de Jesus a todas as pessoas. Uma vez que vivemos dentro do reino de Deus por causa da fé em Cristo, temos a responsabilidade de sinalizar o caminho desse reino para que outros também tenham acesso. As pessoas de nossas cidades ouvirão sobre o evangelho de Jesus quando cada cristão tiver a consciência que a responsabilidade é de todos e não de alguns poucos vocacionados. E aqui precisamos lembrar que o anúncio de nossas bocas deve estar intimamente ligado à nossa postura diária diante das pessoas. Precisamos anunciar os valores que antes são vividos por cada um de nós. Será que a nossa postura tem sido a primeira referência de apoio daquilo que anunciamos às pessoas com a nossa boca?

 São vários as características de uma vida missional, na qual os discípulos de Jesus podem viver na cidade a ponto de serem um testemunho vivo daquilo que Deus está fazendo no mundo e cumprirem com a sua “missão de anunciar”. Jesus viveu assim e tem convocado cada cristão para uma vida que releve os valores do seu reino diante desse mundo que deseja uma forma de vida mais significativa. O que nossas cidades necessitam é serem impactadas pelo estilo de vida missional dos discípulos de Jesus!

Questões para Reflexão:
1. Você consegue perceber o evangelho de Jesus relacionado com toda a sua vida?
2. Para você o que é ter uma vida missional na cidade? Como tem vivido sua missão? 
3. Como tem sido sua vida no que se refere a viver para a glória de Deus? Você acredita que é necessário mudar alguma coisa? O que poderia fazer para viver em adoração?
4. A sua vida prática releva o seu tempo devocional? Como tem sido seu devocional diário? Você tem a prática de ler e refletir sobre textos bíblicos e orar a partir deles?
5. Você julga viver a partir dos valores do reino de Deus?  É necessário mudar algo?
6. Você tem a consciência que a missão de anunciar é de todos os cristãos? Em quais circunstâncias você tem anunciado o evangelho? Sua vida também é um testemunho?
7. Você acredita que o grande número de cristãos no Brasil faria diferença significativa se todos eles vivessem com uma vida missional nas cidades? Por quê?

© Antonio Gama
______________________________________

¹ Goheen, Michael W. A Igreja Missional na Bíblia. São Paulo: Vida Nova, 2014, p. 256.   
______________________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.