quarta-feira, 15 de julho de 2015

Devocional#26 - SINAIS DE ESPERANÇA


Por causa da bondade de Deus para com todos os homens e mulheres, tanto crentes como não-crentes, a fidelidade divina à criação - graça comum - ainda produz frutos na vida pessoal, social e cultural da humanidade. ¹
Albert Wolters


Mesmo não sendo comum, as vezes os noticiários transmitem uma ou outra história de alguma boa ação feita no ambiente urbano que leva os expectadores a uma emoção singular dentre todas não tão boas que é possível sentir em apenas um dia no espaço urbano. Parece ser mais comum os sentimentos de desesperança, mas de quando em quando nos é permitido sermos tomados pela gratidão por causa de uma situação de bondade.

Sabemos de várias situações que demonstram os sinais da Queda do homem, várias são as consequências da escolha que o homem fez de viver de forma autônoma de Deus. Corrupções, escândalos, desvios, egoísmo, busca frenética para se satisfazerem, abusos, perversões, idolatria e tantos outros sinais. Isso tudo não é surpresa para nenhum cidadão urbano, essas situações são muito comuns. Embora, diariamente, seja possível encontrar algum resultado direto da Queda, também encontramos “sinais de esperança” na cidade. E é diante disso que nos perguntamos; como é possível a bondade ocorrer entre as pessoas que escolheram viver longe do seu criador?

Embora as cidades tenham vários aspectos que não são bons e precisam radicalmente de transformação, há também alguns “sinais de esperança” que despertam o interesse. Aqui não podemos esquecer que a graça de Deus não é exclusivista aos cristãos, mas que Deus está redimindo toda a sua criação, sendo assim, todos os que vivem na cidade, de certa forma, são abençoados pela graça de Deus que tem chegado ao mundo. E, além do fato de que na cidade haja cristãos que vivam segundo o exemplo de seu mestre, há também exemplos de bondade feito por quem não confessa sua fé em Jesus.

Nesse aspecto, precisamos nos lembrar que toda a bondade e ato de amor é resultado direto da ação de Deus no mundo. E que também há relatos bíblicos em que podemos perceber um cuidado de Deus para que a maldade não chegue ao seu máximo, para que os homens não acabem uns com os outros e não se extinguem através de suas próprias mãos. Como também a diversidade de dons, talentos e vocação que Deus dá aos seres humanos, cristãos ou não, que mantém a cidade - embora ainda com situações perversas - habitável. 

É impossível negar que Deus tem cuidado de sua criação ao disponibilizar a sua Graça Comum para que a vida ocorra no ambiente da cidade. Mesmo em meio a maldade ainda encontramos “sinais de esperança” que nos fazem permanecer firmes diante das adversidades. Deus tem cuidado de seu povo, não somente dos que já confessaram o senhorio de Jesus, mas de toda a sua criação. A Graça do Criador tem chegado nos ambientes mais sombrios de nossa cidade para que um dia todos aqueles a quem Deus chamou possam viver para Ele integralmente.

Sinais de bondade, belas criações artísticas, socorro dos necessitados, cuidado com o outro, assistência aos marginalizados, crianças adotadas, cuidado com a natureza, esses e tantos outros sinais de esperança são resultados da maravilhosa graça de Deus, que não tem permitido as pessoas levarem o mundo a passos largos à destruição. A Graça Comum tem sido o sinal de esperança para todos os cidadãos urbanos. 

Mesmo diante de um Deus tão gracioso é mais do que comum os cristãos se esquecerem que foram chamados para viverem como discípulos de Jesus no mundo. Nesse sentido, se esquecem que o discipulado, o serviço, o relacionamento, a esperança e a evangelização fazem parte da missão cristã na cidade. Somos todos convocados a viver com o mesmo estilo do filho de Deus. Somos convocados a espalhar esperança na cidade e sinalizar que o reino de Deus já foi iniciado e que todas as coisas estão passando por uma restauração. Deus está em missão e convidado seu povo a viver a partir dela! Reconhecer os sinais de esperança e espalha-los pela cidade é parte de nossa missão no mundo!

Questões para Reflexão:
1. Você reconhece sinais de esperança na cidade? Esses sinais são resultados da bondade de Deus através da sua Graça Comum para toda sua criação? Por que crê nisso?
2. Você acredita que Deus enviou seus discípulos para sinalizarem esperança na cidade?
3. Como você tem reagido a uma cidade que almeja a esperança? Como você tem vivido?
4. Qual tem sido sua postura diária diante desse Deus tão gracioso com a sua criação?

© Antonio Gama
______________________________________

¹ Wolters, Albert M. A Criação Restaurada. São Paulo: Cultura Cristã, 2006, p. 70.
_________________________________________


O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.