segunda-feira, 20 de julho de 2015

Devocional#29 - MISSÃO DE ANUNCIAR


O culto autêntico a Deus chama a igreja com urgência para um testemunho evangelístico no mundo. ¹
Howard Snyder


Quando se visita uma exposição de artes é muito comum tentar imaginar o que o artista tinha em mente quando fez a obra. Podemos pensar em suas motivações, em seus ideais, seu objetivo ao escolher um estilo artístico e não outro. Para aqueles que conhecem um pouco mais sobre arte fica fácil descobrir os materiais, o formato e o estilo, mas ainda assim a intenção do artista é algo que apenas se pode imaginar, por ser um aspecto subjetivo. Porém, quando se tem a presença do artista no ambiente e é possível perguntar-lhe sobre o que o motivou a construir a obra, quais são seus objetivos e o que desejava transmitir aos expectadores, tudo se torna ainda mais claro.

Pode ser que até aqui você já tenha se perguntado: qual é a relação dessa história com a “missão de anunciar”? Precisamos pensar na seguinte questão; a relação do apreciador de artes com o quadro pode ser radicalmente transformada ao ter a presença do artista para explicar o seu objetivo final com a obra em questão. Ou seja, caso o artista possa dizer quais são suas intenções e o que ele desejou transmitir tudo ficaria ainda mais claro para o apreciador. Aquele espaço entre a obra exposta e o objetivo do artista pode ser preenchido pelo anúncio das motivações do próprio artista. 

 Talvez a pergunta ainda não tenha sido respondida, afinal: o que isso tem a ver com a “missão de anunciar”? A ideia principal aqui é pensar sobre a importância que cada cristão tem de compartilhar a sua fé em Jesus diante de um mundo que almeja por respostas e que procura sentido para a vida. Nós não somos os artistas, mas nós temos acesso e fomos ensinados por ele a interpretar todas as coisas e isso tudo a partir daquilo que ele desejou demonstrar ao mundo.

Diante de um mundo que chora, sofre, se desespera, que deseja sem saber a razão, que busca sem saber onde encontrar, que sente falta sem saber o que lhe faz falta, temos uma responsabilidade de anunciar a verdade de vida! Sabemos que todo o investimento para preencherem o vazio que sentem dentro de si é uma busca frustrada e alguns podem passar a vida inteira a procura de algo que os façam felizes. Sabemos bem o que pode preencher o vazio do coração das pessoas de nossas cidades.

Jesus definitivamente é o único caminho que leva à Deus e somente ele tem a exclusividade! Ele é a verdade que traz sentido para a vida e somente nele podemos encontrá-la! Nele podemos encontrar a vida e somente a partir dele podemos tê-la em abundância! Fora dele não há caminho para Deus, não há verdade para o sentido da vida e não há a verdadeira vida em abundância! Jesus é o caminho, a verdade e a vida! E quando fomos chamados por Deus para vivermos nele, recebemos também uma “missão de o anunciar” em todos os lugares, afinal, o mundo não pode encontrar vida fora de Cristo.  

Diante das pessoas de nossas cidades temos a responsabilidade de anunciar aquele que pode trazer sentido para vida, aquele que pode restabelecer o relacionamento com o próprio Deus, aquele que pode transformar a vida de qualquer pessoa e em qualquer situação. Temos a missão de mostrar o caminho das pedras e sinaliza-lo para que outros também possam entrar no reino de Deus. Um dia encontramos ou fomos encontrados no caminho, mas alguém foi responsável por sinalizá-lo para nós, assim também nós temos a responsabilidade de fazê-lo para outras pessoas.

Não podemos nos esquecer que já pertencemos ao reino de Deus, agora temos uma responsabilidade de anunciar o evangelho que pode levar a esse reino! Jesus viveu entre os homens sinalizando a chegada desse reino e nos mostrou que ele mesmo é o caminho! Sendo assim, a “missão de anunciar” o evangelho do Jesus é todos daqueles que se reconhecem como discípulo de Cristo na cidade. 

Questões para Reflexão:
1. Você acredita que a cidade tem desejado o caminho, a verdade e a vida, mas tem procurado em fontes erradas? Em quais fontes eles tem buscado encontrar tais coisas?
2. Qual a sua reação frente a essa cidade que procura sentido para a vida? Por quê? 
3. Você concorda que a cidade necessita de discípulos que anunciem o evangelho?
4. Você acredita que o nosso país viveria de outra forma se os 42 milhões de cristãos no Brasil vivessem com um senso de missão? Como poderia ser as nossas cidades?
5. Qual tem sido a sua postura frente a essa missão de anunciar? Você acredita que esteja realizando de forma saudável? Há algo que precisa ser mudado em você para a realização dessa missão? Você gostaria de orar sobre essa questão nessa semana?

© Antonio Gama
______________________________________

¹ Snyder, Howard. A Comunidade do Rei. São Paulo: ABU, 2004, p. 111.   
______________________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.