quinta-feira, 2 de julho de 2015

Devocional#17 - COMUNHÃO INTENCIONAL


Nós nos conectamos no nível da nossa vida comum com Cristo.
Larry Crabb


Se a população carece de uma referência de relacionamento saudável entre as pessoas, precisamos ter a consciência que a relação de amor entre os cristãos pode ser uma forma muito significativa de testemunho nas cidades.

O desafio de Jesus continua valendo para os nossos dias; os seus discípulos serão reconhecidos por amarem uns aos outros. Porém, mesmo sabendo que a nossa relação pode ser referência para aqueles que não confessam a nossa fé e, que devemos cumprir a “missão de conviver” a partir de relacionamentos saudáveis, temos a noção de que viver dessa forma realmente não é nada natural entre nós. Sendo assim, o que fazer diante dessa difícil realidade?

Sabemos que por causa do pecado original tudo foi corrompido e não há mais originalidade conforme Deus criou. O primeiro pecado atingiu todos os seres humanos, toda a criação, todas as coisas e, principalmente, todos as relações. Além de quebrar a aliança que Deus havia feito com o ser humano, o pecado passou a pertencer a toda raça humana. Por causa disso, a nossa relação com Deus, a relação conosco mesmo, a relação com a criação e a relação com as outras pessoas foram corrompidas.

Todos nós sentimos as consequências dessa queda diariamente. Mas o próprio Deus iniciou um processo de redenção para trazer a originalidade de todas as coisas.

A partir da ação de Deus de enviar seu filho para nos restaurar, há a possibilidade de uma nova forma de relacionamento para aqueles que estão em Jesus. Existe uma forma saudável de relacionamento entre o homem e Deus por causa da mediação do próprio Cristo. Assim também, pode haver uma restauração na relação do homem consigo mesmo, do homem com a criação e do homem com outros seres humanos.

Aqui podemos perceber três principais pontos da história da redenção aplicada aos relacionamentos do homem. Deus “criou” todas as relações perfeitas, mas por causa da “queda” humana essas relações foram corrompidas, e, Deus, com seu grande amor e misericórdia está fazendo um processo de “redenção” de todas as coisas, inclusive dos relacionamentos.

Mas ainda nos surge uma pergunta: porque mesmo com a redenção não conseguimos viver as relações de forma plenamente saudável?

A resposta a essa pergunta está no quarto ponto da história da redenção, ou seja; a “consumação”. Isso quer dizer que embora já tenhamos a possibilidade de vivermos relacionamentos saudáveis, eles ainda não são plenamente transformados. Essa definitivamente não é uma notícia que poderia nos deixar tristes, pelo contrário, devemos festejar porque Deus já iniciou um processo de mudança em nós.

Sendo assim, sabemos que as relações ainda não são fáceis e nem acontece naturalmente, ainda temos vestígios da queda do homem dentro de nós. Mas também podemos antecipar como serão os relacionamentos na nova terra por causa do sacrifício de Jesus e porque tudo está sendo colocado sob o seu senhorio novamente.

Sendo assim, nós cristãos temos a “missão de conviver” e isso não é natural, portanto, precisamos ter uma “comunhão intencional” entre nós e também sinalizar o reino de Deus através de nossas relações com o próprio Deus, conosco mesmo, com a criação e, principalmente, com os outros seres humanos.

A partir da forma que amarmos uns aos outros, seremos reconhecidos como verdadeiros discípulos de Jesus de Nazaré. O amor deve ser a maior expressão dos cristãos nos ambientes urbanos para os quais fomos enviados. Jesus e seus apóstolos viveram assim e é para viver dessa forma que ele nos comissionou.

O relacionamento saudável não é algo natural em nós, mas por causa de Cristo somos livres para vivermos em amor. É assim que fomos chamados a viver.

Questões para Reflexão:
1. Como é o seu relacionamento pessoal com Jesus? O seu relacionamento com ele é o modelo para se relacionar com outras pessoas?
2. Você acredita que o pecado original trouxe consequências enormes para os relacionamentos? Você enxerga as consequências da queda nas relações humanas?
3. Você reconhece que Deus está restaurando todas as coisas, inclusive os relacionamentos? Você tem vivido experiências saudáveis em suas relações?
4. Você acredita que hoje podemos viver sinais daquilo que viveremos na eternidade? Você se relaciona com as pessoas a partir do amor que recebeu de Deus?

© Antonio Gama
______________________________________

¹ Crabb, Larry. O Lugar mais Segura da Terra. São Paulo: Mundo Cristão, 2000, p. 56.
______________________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.