segunda-feira, 13 de julho de 2015

Devocional#25 - A ESPERANÇA DOS CRISTÃOS


Enquanto a história da redenção se descortina, começamos a enxergar como a tensão da cidade será resolvida. ¹
Timothy Keller


Enquanto muitos em nossas cidades sofrem com incertezas futuras por causa das constantes notícias transmitidas de forma viral pelas mídias, é possível que tenha um grupo de pessoas que estejam sentindo as mesmas angústias, mas não cedem à desesperança. Como é possível ter reações diferentes frente aos mesmos problemas urbanos?

De um lado podemos perceber um grupo que fica sem esperança quando conhecem os principais problemas de nossa cidade. De outro lado, um grupo que mesmo diante desses problemas ainda mantem a esperança como a principal força para continuar vivendo. A diferença está exatamente no alcance de visão de cada grupo.

Enquanto uns vivem somente a partir de seus olhos e limitações, há aqueles que sabem que algo está acontecendo mesmo que ainda haja grandes problemas em processo.

Nos perguntamos; o que há de errado com o mundo? E, porque ainda há tantos problemas? Alguns dizem que é o egoísmo das pessoas e das nações, outros dizem que é a busca que cada um faz para se realizarem ao máximo na vida e outros dizem que é a ruim administração pública em escala nacional.

E todos esses motivos estão corretos, mas a questão é que normalmente quando se tenta resolver o problema, diagnosticam a causa errada e acreditam que se tratarem essas causas resolveram os problemas. Estão tentando resolver os problemas, mas confundindo as “consequências” com as “causas”. Essa é a falência dessas propostas, pois isso sempre leva à falta de esperança!

As respostas à essas perguntas não são fáceis, mas a causa desses problemas é fácil de detectar. A narrativa bíblica apresenta uma história incrível, que inicia na Criação perfeita de Deus, a escolha do homem que levou a Queda, trazendo consequências para toda a criação. Deus então inicia um processo de Redenção através de Jesus Cristo que está restaurando todas as coisas até que um dia cheguemos a Consumação final na qual viveremos com a presença do próprio Deus em um mundo restaurado. Criação, Queda, Redenção e Consumação: esse é o resumo da grande história bíblica.

A partir da história da redenção é fácil sabermos em qual momento estamos vivendo hoje, nesse caso, as consequências da Queda afetam todas as relações dos seres humanos. Porém não devemos confundir as “consequências” com a “causa”, pois sabemos que a causa dos problemas que vivemos hoje é exatamente a Queda. E se ficarmos somente focados nesses problemas, o resultado será a falta de esperança!

Embora vivamos com as consequências da Queda sabemos que esse não é o único momento da história bíblica, Cristo já começou um processo de Redenção de todas as coisas que irá até o dia estabelecido pelo próprio Deus, assim ocorrerá a redenção final e, enfim, a Consumação. Tudo está sendo restaurado pelo próprio Deus, essa é a nossa esperança! Mesmo que os problemas sejam realmente muito ruins, sabemos que não serão eles que irão vencer no final da história.

O processo que deve chamar a atenção dos cristãos não é o fato de ainda ocorrer grande problemas em nossas cidades, mas o fato de que um processo de restauração já foi iniciado. Há um processo de redenção, iniciado em Deus, através de seu filho Jesus, que está acontecendo nesse exato momento e ocorrerá até que ele mesmo conclua a restauração de todas as coisas.

Essa definitivamente é uma grande razão para celebramos! Por isso que parte de nossa missão no mundo é a “missão de celebrar” pois sabemos o que de fato está acontecendo na história. Deus está redimindo todas as coisas através de Jesus e agora ele convoca o seu povo para submeter todas as áreas da vida ao senhorio dele. Sinalizaremos a esperança na cidade quando vivermos a partir da “missão de celebrar”.

Questões para Reflexão:
1. Você acredita que a história da redenção pode nos ajudar a compreender a história do homem? Você poderia explicar esses pontos; criação, queda, redenção e consumação?
2. Como essa história da redenção pode ajudar os cristãos a viverem com esperança?
3. Você concorda que temos o porque viver com esperança e também sinalizá-la?

© Antonio Gama
______________________________________

¹ Keller, Timothy. Igreja Centrada. São Paulo: Vida Nova, 2014, p. 172.
______________________________________


O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria