sábado, 18 de julho de 2015

Devocional#28 - TRANSFORMAR A CIDADE ATRAVÉS DA ESPERANÇA


Nossa mensagem de salvação está fadada ao descrédito se não dermos evidência de salvação por meio de uma existência e de um estilo de vida transformados. ¹
John Stott


A cada dia estamos tomando consciência da integralidade da nossa missão no mundo, descobrindo que ela tem vários aspectos a serem desenvolvidos, tais como: ensinar, servir, conviver, celebrar e anunciar. Nesse quarto ponto estamos descobrindo que parte da tarefa que temos no espaço urbano é de “sinalizar a esperança” através da “missão de celebrar” e assim transformar a nossa cidade.

Diante de um mundo que vive constantemente a beira do caos, nós podemos apresentar um Deus que pode colocar em ordem – e já começou – todas as coisas. Diante de uma cidade que busca a justiça a todo preço, mas que também se mostra injusta, podemos sinalizar o Cristo que justifica e traz a justiça em sua presença. Diante de pessoas que desejam a paz, podemos mostrar a fonte da paz que excede todo o entendimento. Diante de grupos sem esperança ou que a depositam em ideologias ou filosofias, podemos sinalizar a verdadeira esperança às pessoas – esperança que não é fabricada por mãos e nem intelectos humanos.

Jesus de Nazaré, o Cristo, é a verdadeira fonte de justiça, paz e esperança, e, através do seu sacrifício Deus está colocando todas as coisas em ordem em todo o universo. Afinal, tudo foi colocado sob o senhorio de Jesus, todas as coisas estão sendo restauradas, sendo assim, tudo será redimido; está sendo transformado. Tudo retornará ao seu estado original e desfrutaremos juntos – aqueles que estão em Cristo – de uma justiça que nunca vivemos, de uma paz que nunca sentimos e de uma esperança que nunca acaba.

É indescritível a beleza de um mundo renovado pelas mãos do próprio Deus criador! Não somente há esperança para o amanhã, mas hoje podemos celebrar a esperança daquilo que já foi iniciado na cruz de Cristo.

Mesmo que ainda sintamos tristeza na alma, sabemos que existirá um fim. Mesmo que haja ausência de ânimo, que tenhamos brigas e discórdias, que haja falta de paz e tranquilidade, que ainda tenha doenças e guerras, que haja um vazio no coração que não é preenchido por nada dessa terra, sabemos que um dia terminará o que foi iniciado na cruz do calvário. O reino de Deus já começou, mas ainda há um processo para a sua conclusão. Por conta disso, mesmo que ainda haja sofrimento, podemos viver em celebração pela esperança da glória de Deus entre os homens. Aqui é o limite para o cristão; “o já e o ainda não”.

Por causa do “ainda não” passamos situações difíceis, mas por conta do “já” não nos desesperamos diante delas. Por causa do “já” nossas esperanças nunca cessam, pois já podemos ver vestígios da eternidade em nosso meio, mas não os vivemos em sua máxima por causa do “ainda não”. O reino de Deus já começou e um dia – quando chegar o tempo de Deus – viveremos a máxima de alegria, justiça, paz, esperança e amor, como nunca sentimos nessa era.

Sim, essas são grandes razões para que louvemos ao nosso bom Deus que nos chamou para uma vida em Cristo! Não somente nos ofereceu a salvação, como também nos convocou para ser um grupo de pessoas que vivem em missão na cidade. Já estamos dentro desse reino e a nossa tarefa é sinalizar esse reino para que outros tenham acesso a ele. Aqui está parte de nossa tarefa cristã no mundo!

Ao passo que cada cristão viver com a “missão de celebrar” aquilo que já está acontecendo, a cidade pode começar a ser transformada e ser repleta de esperança. Jesus veio ao mundo para trazer justiça, paz, esperança e perdão, portanto devemos celebrar o motivo de termos acesso ao Rei transformador de realidades.

Somos comissionados a viver como agentes que transformam ambientes! Chamados para sermos discípulos redimidos pela obra de Cristo na cruz que celebram constantemente a beleza de novos anos! Jesus viveu dessa forma e nos convoca a também viver assim! Que possamos viver em missão e que a nossa celebração possa ser um sinal de esperança a ponto de gerar transformação em nossas cidades!

Questões para Reflexão:
1. O seu estilo de vida demonstra evidências da salvação e de esperança? Por quê?
2. Qual tem sido sua reação diante de pessoas que estão a procura de esperança, justiça, paz ou alegria?  Sua ação está evidenciando a esperança do reino de Deus?
3. Você tem celebrado o perdão de Deus a ponto de levar esperança para a cidade? 
4. Você concorda que cada discípulo de Jesus tem a missão de celebrar? Como essa postura poderia fazer a diferença na cidade? Como sua vida tem influenciado a cidade?
5. Caso fosse necessário você aceitaria mudar o seu estilo de vida para sinalizar o reino?

© Antonio Gama
______________________________________

¹ Stott, John. A Missão Cristã no Mundo Moderno. Minas Gerais: Ultimato, 2010, p. 130.
______________________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.