terça-feira, 7 de julho de 2015

Devocional#22 - MISSÃO DE CELEBRAR


Ao cuidarem uns dos outros, garantindo que não houvesse pessoas necessitadas entre eles, os primeiros cristãos demonstraram uma nova qualidade de vida, bastante atraente. ¹
Christopher Wright


Os noticiários relatam situações que nos fazem tremer por dentro, todos os dias mais notícias difíceis chegam até nós. Os índices indicam a baixa posição de nosso país no que se refere a educação, saúde, atendimento e gestão pública. Nossos vizinhos reclamam da gestão truculenta da escola pública local, do posto de saúde que não tem profissionais suficientes, da incapacidade de criar os filhos, dentre outras coisas. Embora a cidade tenha muitos pontos positivos, parece existir uma tendência de anunciar constantemente somente aquilo que gera medo, remorso, angústia e o que nos entristece.

Quando olhamos para alguns ambientes de nossa cidade, as vezes, se torna realmente difícil encontrar motivos reais para celebração. Muitos cidadãos não têm outras opções para celebrar, a não ser o ambiente das festas populares carnavalescas ou os encontros das massas das grandes torcidas de futebol. Parece não existir um motivo real e significativo que transcenda as situações caóticas ou alegrias passageiras que vivenciamos na cidade. Não é verdade que as vezes nos deparamos com um sentimento de desesperança? E que diante das situações mais difíceis o que nos move é somente o desespero?

Não há dúvida que os moradores urbanos clamam, mesmo que inconsciente, por motivos reais para celebrarem. A falta de motivos para a alegria tem sido uma das razões da desesperança de nossa cidade. Muitos tem desejado as boas novas mesmo que não saibam exatamente quais são elas. O desespero é um dos motivos que os fazem se entregar na busca de um prazer desenfreado. A cidade está clamando por socorro e seu grito tem chegado ao nosso Deus. E estando esse Deus em missão, ele comissiona o seu povo para ser um sinal do seu reino, assim como um farol. E os desafia para serem anunciadores das boas novas desse reino, assim com um megafone.

Esse é o desafio para todo aquele que afirma ser um discípulo de Jesus de Nazaré; viver como um sinal de esperança em meio a um mundo que clama por socorro. Deus está redimindo seu povo através do sacrifício de seu filho e tem chamado essas pessoas para uma “missão de celebrar” na cidade, a ponto de gerar esperança por causa do seu estilo de vida.

Nos evangelhos podemos perceber várias vezes o próprio Jesus cercado de pessoas com situações de sofrimento, escárnio, angústia e muita desesperança por causa do contexto social, por consequências das próprias escolhas equivocadas ou por aflições impostas pelo inimigo de nossas almas.

Porém, diante de todas essas pessoas Jesus agia de forma a trazer esperança, seja na forma de olhar, de dar atenção, de mudar sua agenda, alterar seu percurso ou alguma postura de acolhimento para com o outro.

Não somente a forma com que agia, mas também, suas palavras manifestavam a esperança para aquelas pessoas em sofrimento. Assim como fez quando resolveu encarnar na história da humanidade, Jesus constantemente penetrava no sofrimento das pessoas e as resgatavam de lá através de palavras de ânimo, ou seja, sinalizava esperança no meio do caos. Não deixava de anunciar o evangelho do reino que se faz necessário o arrependimento e uma mudança de vida, mas o fazia a partir de um anúncio esperançoso.

E para esse propósito que fomos enviados ao mundo, para que através de nossas ações e falas, anunciarmos a esperança do evangelho da paz, anunciar o próprio Jesus de Nazaré.

Dizer que o reino de Deus já chegou entre os homens é uma mensagem de esperança não somente para nós mas para qualquer pessoa que deseja viver com esperança no espaço urbano. Essa é parte de nossa missão: levar esperança para a cidade.

Questões para Reflexão:
1. Qual é a sua reação frente as várias notícias divulgadas diariamente? Você acredita que os noticiários tem trazido qual sentimento às pessoas, alegria ou desesperança?
2. Você concorda que as pessoas necessitam de uma mensagem de esperança? Porquê?
3. Para você qual era a mensagem mais importante de Jesus às pessoas que ele encontrava? Essa é uma mensagem de esperança para você também? Porquê?
4. Você tem transmitido a mensagem mais importante de Jesus às pessoas da cidade? Você acredita que essa mensagem pode mudar os rumos e vida dos cidadãos urbanos?
5. Qual tem sido sua postura diante do sofrimento da cidade? Você tem vivido como um discípulo de Jesus no que se refere a sinalizar esperança no ambiente urbano?

© Antonio Gama
______________________________________

¹ Wright, Christopher J. H. A Missão do Povo de Deus. São Paulo: Vida Nova, 2012, p. 172.   
______________________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.