terça-feira, 21 de julho de 2015

Devocional#30 - O CHAMADO DE JESUS


Discípulo não é alguém que já aprendeu, mas que está aprendendo sempre. Os “dias de escola” do cristão nunca se acabam.
R.  V. G. Tasker


Por vários anos foi ensinado que aqueles que são chamados como missionários deveriam se preparar da melhor forma possível para cumprirem com a sua vocação em algum outro contexto que haveriam de anunciar o evangelho. De fato, não há melhor maneira de um vocacionado para missões se preparar a não ser conhecer bem os textos bíblicos, ter um relacionamento pessoal e vibrante com Jesus, conhecer os costumes, características e a língua do povo a ser evangelizado. Esse deveria ser os primeiros preparativos de todos aqueles que são chamados para qualquer missão transcultural. Todos aqueles que levam a sério o seu chamado se preparam muito bem para cumpri-lo de forma saudável, não o fazer é levar pelas coxas, o que seria um erro!

A questão principal aqui é: quantos chamados para missões transculturais existem em uma igreja local? Em vista do universo dos membros de uma igreja local, quantos seriam vocacionados como missionários? E, o que deixamos passar sem muita atenção: como deveriam viver aqueles que não são chamados para serem missionários transculturais? Qual deveria ser o envolvimento de todos os outros membros da igreja local com a missão de Deus no mundo?

Parece que aqueles que não possuem uma vocação missionária não foram alvos de uma capacitação de como viver a missão de Deus no mundo, trabalhadores como: faxineiros, porteiros, cozinheiras, donas de casa, pintores, professoras, artistas, jogadores de futebol, dentistas, cantores, advogados, motoboys, médicos, dentre tantos outros. Existe um grupo melhor do que esse que poderia fazer total diferença em todas as cidades? Pessoas comuns através de suas profissões e tarefas diárias vivem em todas os ambientes urbanos, não seriam eles as melhores pessoas a serem capacitadas para viverem em missão na cidade?


E é aqui que precisamos nos lembrar da “Grande Comissão” no qual todos aqueles que são discípulos de Jesus de Nazaré deveriam “ir e fazer discípulos” de todas as cidades do mundo. Seria responsabilidade somente dos vocacionais para missões transculturais ou envolve todos os cristãos? Definitivamente esse é um chamado para todos aqueles que recebem a salvação através de Jesus e reconhecem o seu senhorio sobre a própria vida. Se reconheceu o senhorio de Jesus sobre si, não mais vive centrado em si mesmo. Não vive a partir de suas próprias vontades e desejos. Não faz mais aquilo que desejava fazer, mas vive a partir das orientações e expectativas daquele que chama de Senhor. Seus sonhos, projetos e planos são entregues nas mãos do Senhor e dono da vida!

Nos perguntamos mais uma vez: de quem é a “missão de anunciar”, seria apenas dos vocacionados ou de todos os cristãos em todas as cidades? Quando olhamos para a narrativa bíblica como um todo percebemos que Deus está em missão. Podemos perceber através da grande narrativa da Criação, Queda, Redenção e Restauração, que há um movimento de redenção em processo e é o próprio Deus que está fazendo através de seu filho Jesus Cristo. Ao passo que Deus está em missão ele convoca aqueles que já entraram no seu reino para viverem também em missão no mundo. Somos chamados a união com o nosso Rei naquilo que ele está fazendo na cidade!

Como podemos participar desse processo? Sinalizando o reino de Deus e os seus valores através do nosso estilo de vida, de nossas escolhas diárias, de nossa postura frente à cidade, de nossa espiritualidade e do anúncio público do evangelho de Cristo. Não podemos nos enganar e nem nos deixar sermos enganados; a tarefa de evangelização da cidade é de todos os cristãos. Todos somos chamados a viver em missão independentemente da vocação que nos foi dada. Não importa a profissão, somos todos comissionados para sinalizar o reino de Deus no mundo. Jesus viveu assim e nos deu um mandamento para a vida. É uma honra participar daquilo que Deus está fazendo no mundo e é uma forma de gratidão compartilhar o que nos foi feito através do redentor. Que o próprio Deus seja honrado em nossa vida diária!     

Questões para Reflexão:
1. Você está constantemente aberto ao Senhor para aprender a ser um verdadeiro discípulo? Como você se sente quando é confrontado a uma mudança, pela Palavra de Deus?
2. Você tem se preparado para cumprir melhor a missão de anunciar? Como você faz?
3. Você acredita que a evangelização é tarefa de todos os cristãos? Como lida com isso?
4. Você tem vivido como um discípulo de Jesus no seu ambiente de trabalho? Você tem compartilhado o evangelho de Jesus com a sua família? Por quê?

© Antonio Gama
______________________________________

¹ Tasker, R. V. G. Introdução e Comentário de Mateus. Série Cultura Bíblica. São Paulo: Vida Nova, 2011, p. 220.   
______________________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.