sexta-feira, 3 de julho de 2015

Devocional#18 - O PODER DA COMUNHÃO


A Igreja não constitui uma associação voluntária de pessoas com as mesmas inclinações, mas trata-se de pessoas que foram primeiro chamadas a comunhão com Cristo Jesus e depois passaram a congregar-se. ¹
James Thompson


Sabemos que todas as coisas criadas pelo ser humano ter um propósito. Se uma bela pintura for feita por um artista, mas for deixado num porão qualquer, tanto ele ficará triste pois o quadro não estará decorando um ambiente, quanto a pintura não estará cumprindo o propósito para o qual foi criada. O criador se entristece por causa da perversão de sua criação e a sua obra não cumpre sua finalidade.

Da mesma forma o ser humano não cumpre uma de suas finalidades caso não viva em comunhão. A aptidão para a relação é algo tão natural para o ser humano quanto ter sede ou fome. Definitivamente nenhum ser humano foi criado para viver sozinho, não podemos nos enganar.

A falta de relacionamentos significativos, as pressões e os problemas nas cidades são as maiores causas das diversas doenças psicossomáticas, por exemplo: estresse, depressão, gastrite, alguns tipos de câncer, entre outros. O ser humano foi criado para viver em relação e quando isso não ocorre de forma saudável há as consequências da falta de completude no seu ser.

O Deus bíblico não somente é um Deus relacional como também ocorre uma relação constante entre as diversas manifestações da trindade; Deus Pai, o Filho Jesus e o Espírito Santo. E Deus criou o ser humano conforma a sua própria imagem, portanto, somos seres relacionais por natureza. E se deixamos de viver em comunhão, de certa forma, deixamos em parte a nossa humanidade.

Porém, como podemos viver diante dessa dualidade em que somos criados com uma aptidão para os relacionamentos e ao mesmo tempo não conseguirmos viver em comunhão saudável por causa do pecado original? Esse é o desafio para todos aqueles que confessam sua fé em Jesus de Nazaré!

Com base na história da redenção narrada da Bíblia sabemos que Deus está redimindo todas as coisas e nos chama para vivermos como quem já vive dentro do reino de Deus. Os valores agora são outros, não mais pautados nas consequências da queda do homem, mas principalmente nos valores do reino de Deus ensinado por seu filho Jesus. Devemos então viver como os filhos de Deus que foram resgatados e estão sendo transformados constantemente pela obra da cruz.

Ao passo que somos transformados, podemos experimentar o “poder da comunhão”. Como resultado da redenção iniciada por Jesus, temos a oportunidade de vivermos as consequências da verdadeira comunhão cristã. Quando investirmos nossas vidas intencionalmente em relacionamentos saudáveis a partir do amor com que Cristo nos amou, experimentaremos na prática os benefícios do poder da comunhão verdadeira.

As angústias da cidade se tornarão menos pesadas para nós, pois teremos irmãos com quem dividir as cargas. Os problemas se tornarão menos pesados, pois o compartilhamento são oportunidades de servir uns aos outros exatamente a partir dos problemas divididos. As pressões se tornarão mais leves pois teremos com quem compartilhar. A falta de relacionamento não será mais o principal problema, pois contaremos com irmãos para uma vida em comunhão.   

Somente quando dedicarmos esforços preciosos na prática da vida comunitária é que seremos conhecidos como discípulos de Jesus que amam como o próprio mestre os amou.

Foi para amar que Cristo veio ao mundo, foi para isso que Jesus nos comissionou. Afinal, assim como Jesus foi enviado ao mundo com uma missão, ele também enviou todo aquele que iria crer nele para também viver em missão no mundo. Somos chamados para uma “missão de conviver” e só viveremos assim quando experimentarmos o “poder da comunhão”.

Questões para Reflexão:
1. Não é verdade que nem todos aqueles que nos relacionamos na igreja local seria facilmente nossas amigos em outros ambientes? Será que isso acontece por causa de afinidades que temos, ou não, com as pessoas? O que te leva a se relacionar na igreja?
2. Você acredita que foi criado à imagem de Deus? Mesmo sabendo que o Deus bíblico é um Deus relacional e que você foi criado à imagem dele, porque ainda é difícil se relacionar com outras pessoas?  Você acredita que as relações fazem parte de nossa missão?
3. Você concorda que Deus está restaurando todas as coisas? Isso envolve os relacionamentos humanos? Como você tem vivido a restauração de Deus nos seus relacionamentos? Você vive como discípulo de Jesus quando se relaciona com as pessoas?
4. A forma com que você se relaciona com diversas pessoas tem glorificado à Deus?

© Antonio Gama
______________________________________

¹ Thompson, James. Nossa Vidas Juntos. São Paulo: Editora Vida Cristã, 1983, p. 

43.
______________________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.