sexta-feira, 17 de julho de 2015

Devocional#27 - TESTEMUNHO ATRAVÉS DA ESPERANÇA


Nossa missão é, no mínimo, fazer com que aqueles que nos rodeiam fiquem curiosos a respeito do Deus que adoramos e de nosso estilo de vida. ¹
Christopher Wrigth


Que as nossas cidades desejam e clamam por esperança todos sabemos bem! Que o grito silencioso de socorro por parte dos moradores já tenha chegado aos ouvidos de Deus também não pode ser motivo de dúvida para qualquer cristão da cidade.

Os moradores urbanos desejam viver em paz e justiça, mas depositam toda a esperança em um sistema político ou partidário, em um sistema ideológico ou filosófico, e muitas vezes, em uma crença religiosa. Mas não demora muito para descobrirem que estão investindo todos os recursos naquilo que não traz paz, justiça e nem esperança legítima.

 Diante de um cenário como esse precisamos nos lembrar que os cristãos não depositam sua esperança em algo terreno, pelo contrário, toda a confiança é depositada em um ser transcendente, que embora tenha vivido em um momento específico da história entre os seres humanos, agora habita dentro daqueles que o confessam como Senhor. Jesus de Nazaré é a fonte de toda esperança, paz e justiça. Somente através dele podemos ter a verdadeira vida e tê-la em sua integralidade.

Fora de Jesus Cristo até podemos encontrar vestígios de esperança e bondade, mas ainda são somente vestígios. Podemos encontrar alguns sinais da paz e justiça, mas não em sua integralidade.

Se fizermos uma avaliação saudável veremos que muitos esforços estão focados naquilo que são somente sombras, mas não a realidade de uma vida em abundância. Fora de Jesus não há paz, justiça e esperança legítima, há somente sombras.

Sendo assim, todo o cristão que conhece a única e verdadeira fonte de esperança não pode ficar indiferente frente aos clamores da cidade. Não deveria ser comum cristãos dormirem tranquilos a noite ao ouvirem os gritos angustiados de seus semelhantes. Talvez tenhamos desenvolvido um mecanismo de defesa para que possamos viver tranquilos frente ao desespero de toda a criação. Parece não ser possível ler os evangelhos e ficar indiferente ao sofrimento da cidade, exceto se criarmos uma forma de não darmos atenção à essas situações.

Diante disso podemos ter algumas atitudes estranhas. Mas precisamos nos lembrar que a primeira que não podemos ter é exatamente um complexo de messias, crendo que através de nós todas as coisas serão transformadas, que tudo se faria novo. Tampouco acharmos que por sermos apenas alguns poucos também não faremos diferença alguma na cidade, sendo assim, não faremos nada, apenas aguardaremos o retorno do nosso mestre. Não! Ambas as atitudes não são compatíveis com a postura que Cristo desejou aos seus discípulos!

Pouco tempo antes de sua ascensão aos céus, Jesus prometeu que enviaria o Espírito Santo de Deus como nosso consolador. Não somente isso, como ele também ensinaria todas as coisas e nos faria lembrar tudo o que o próprio Cristo havia ensinado. É esse Espírito de Deus que nos impulsiona para a missão cristã no mundo e parte dessa missão é sinalizar a fonte de esperança, paz e justiça.

Somos como placas que sinalizam a direção para que os sem esperança possam adquiri-la, mas só cumpriremos com esse objetivo caso tenhamos esse Espírito de Deus como parceiros na missão que temos no mundo. Sozinhos não conseguiremos ficar firmes diante dos dias difíceis, diante das dificuldades de vivermos em um tempo que prevalece a maldade, a corrupção e a falta de amor, afinal, sabemos que o inimigo de nossas almas veio para matar, roubar e destruir.

Mas caso tenhamos o Espírito de Deus como parceiro na missão que o próprio Jesus nos entregou, nada poderá nos fazer desistir. Com o impulso de Deus iremos ser as melhores placas de sinalização para a vida em abundância. Essa também é nossa missão! Não podemos abrir mão de sinalizar o reino de Deus e sua esperança em uma cidade que está clamando! Jesus viveu assim e nos convoca a viver dessa mesma forma em nossos bairros!   

Questões para Reflexão:
1. Aqueles que estão a sua volta ficam curiosos por causa do seu estilo de vida? Por quê?
2. Você acredita que as pessoas têm apostado todas as suas fichas em motivos errados?
3. Onde você acredita que elas têm depositado a esperança para buscar paz e justiça?
4. Você concorda que o Espírito Santo de Deus é o melhor parceira para a missão?

© Antonio Gama
______________________________________

¹ Wrigth, Christopher. A Missão do Povo de Deus. São Paulo: Vida Nova, 2012, p. 158
______________________________________


O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.