sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Devocional#03 - A DUPLA IDENTIDADE REVELADA NA ADORAÇÃO


Eu te louvarei, Senhor, de todo o meu coração; na presença dos deuses a ti cantarei louvores. (Salmo 138.1)

A adoração, isto é, o reconhecimento e a gratidão a Deus por Ele ser quem é, e fazer o que faz, coloca nossa vida na sintonia do próprio Deus, gerando um duplo benefício. Ao reconhecermos QUEM Deus é, isto é sua IDENTIDADE, passamos também a identificar corretamente QUEM NÓS SOMOS. Essa dupla percepção de IDENTIDADES, define se vamos viver uma vida como PAGÃOS - gente que acha que pode ignorar Deus-, ou como cristãos em missão, gente que coloca todas as coisas sob o senhorio de Cristo. 

Nunca é demais lembrar que faz parte da natureza humana ADORAR. Fomos criados com essa “necessidade”, por assim dizer. É uma realidade tão inescapável que tanto é ensinada pela Bíblia Sagrada, quanto é sentida pela nossa experiência diária. 

Então a questão passa a ser a seguinte: se somos seres que buscamos transcendência, se não adorarmos a Deus, iremos adorar QUALQUER outra coisa ou pessoa, e transformá-la em um ÍDOLO, isto é, um FALSO-DEUS.  E todo falso-deus apela para a distorção da nossa visão de mundo e do engano dos nossos sentimentos.

Se não adorarmos a Deus, iremos “adorar”, a carreira profissional, o lazer, um filho, um romance, o dinheiro, um vício, um time de futebol, o conforto, relacionamentos, ideologias, enfim, a lista é interminável. 

O problema é que qualquer uma dessas “coisas”, vai exigir tudo de nós - especialmente tempo, recursos e habilidades - e, embora possam oferecer alguma “satisfação” momentânea, acabarão por nos decepcionar e nos levar a estados depressivos. Pior ainda!  Como sempre acontece com um falso-deus, esses ídolos deixarão a impressão de que “não podemos viver sem elas”, gerando assim um duplo sofrimento.

A Bíblia afirma que somente Deus é digno de adoração. E há inequívocas razões para isso. Vejamos algumas delas:

1) Ele é o criador e sustentador de tudo o que existe e como tal devemos nossa existência à Ele; 
2) Através de Jesus, Deus sacrificou-se a si mesmo em nosso benefício para pagar uma dívida moral e espiritual impagável e que era totalmente nossa; 
3) somente Deus pode ser adorado porque Ele é perfeito em tudo o que faz, e não pode haver nEle nenhum vício, equívoco ou qualquer falha de caráter, portanto é absolutamente confiável, e 
4) Ele é onipotente, onipresente, onisciente, totalmente justo e santo, portanto capaz de fazer tudo o que lhe apraz, ao mesmo tempo que é “incapaz” de fazer o mal ou se equivocar!

Veja que nada e ninguém nesse mundo pode assumir essas características acima. Além do mais a Bíblia nos assevera que para além de tudo isso, somos profundamente amados por Deus, de tal sorte que este amor custou a vida do Seu único e precioso filho Jesus Cristo!

Saber e refletir sobre a beleza e necessidade da adoração é absolutamente necessário, mas não suficiente. Precisamos dar uma resposta a esse amor através da nossa vida, especialmente como usamos nosso TEMPO, DINHEIRO e DONS. 

Se dizemos que amamos a Deus e o adoramos, mas o uso dos nossos RECURSOS não revelam isso, então estamos vivendo sob engano e flertando com a mentira, e a Bíblia nos ensina que os mentirosos tem um “pai” e ele não se chama Deus Altíssimo!

Portanto, encorajo você a continuar se questionando. Em relação a tudo isso, o que eu preciso:
  1. MUDAR em minha vida;
  2. RETIRAR da minha vida;
  3. INCLUIR na minha vida
  4. MANTER na minha vida

De seu pastor em serviço,

EMANOEL FLORÊNCIO MANNÔ