sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

DEVOCIONAL #17 - A REBELDIA “NÃO TEM GRAÇA”!



“… pois todos pecaram e carecem da glória de Deus… (Rm 3.23)

A Bíblia Sagrada ensina que todos os seres humanos são “filhos de Adão”, isto é, descendemos do primeiro casal criado por Deus e que rompeu com seu Criador, conforme relata o livro do Gênesis. 

Mas o que significa isso? Significa que, como Adão e Eva, embora alertados por Deus (pessoalmente no caso do primeiro casal, e pela Palavra de Deus, no nosso caso), agimos movidos pelo orgulho e também rompemos com Deus e isso se revela de algumas maneiras:

  1. Rompimento ESPIRITUAL - insistimos em não dar à devida adoração ao único Deus em nosso cotidiano. Insistimos em usar nosso tempo, dons e recursos conforme nossa conveniência e servindo apenas aos nosso próprios interesses.
  2. Rompimento PSICOLÓGICO - ao rompermos espiritualmente com Deus, perdemos nossa IDENTIDADE. O homem pós-moderno já não sabe mais quem é, não se reconhece mais no seu papel familiar, em sua sexualidade, em sua cidadania, enfim, está em litígio com sua própria alma.
  3. Rompimento RELACIONAL - o primeiro efeito de romper com Deus foi sua perda de identidade. O segundo efeito foi não reconhecer seu semelhante como ser humano também criado à imagem de Deus. Daí os grandes embates relacionais: desamor, inveja, raiva, violência, corrupção marcam os relacionamentos humanos corrompidos pelo pecado que abriu a “caixa de pandora” de nosso mundo
  4. Rompimento CRIACIONAL - nosso rompimento com Deus, com a gente mesmo e com o próximo, desencadeou uma distorção na relação com a Natureza e toda a Criação: ora estamos a destruindo (desmatamento, poluição, etc), ora estamos prestando culto à ela indevidamente (panteísmo e cultos à natureza)

No final das contas, nos comportamos de modo muito semelhante ao primeiro casal. Embora tenhamos ao menos uma intuição de quem é a fonte e o padrão da vida, insistimos em tentar conduzir nossa vida de acordo com a força do nosso braço, nossos sentimentos, nossa inteligência, nossa influência, nossa ideologia, enfim, colocamos nossa esperança e expectativa em qualquer coisa, menos no próprio Deus, o autor da vida.

Como consequência, confirmamos em nós mesmos essas rupturas tragicamente experimentadas desde os primeiros seres humanos: espiritual, psicológica, relacional e criacional. Essa rebeldia e hostilidade contra Deus e sua justa Lei nos coloca em rota de colisão contra a própria vida, impedindo de experimentarmos a plenitude da graça de Deus. Nesse sentido, a rebeldia “não tem graça!”.

Você já deve ter percebido o quanto precisamos de RECONCILIAÇÃO. Reconciliação com Deus, com a gente mesmo, com o semelhante e com a natureza. 

É justamente essa reconciliação que é a porta de entrada para a COMUNHÃO. Reconciliados com Deus, consigo mesmo, com o próximo e com a criação, somos inseridos em um Corpo Espiritual através de uma Comunidade de Fé, onde experimentaremos um longo e transformador processo de aprendizado de como viver a vida de acordo com os planos e propósitos do Deus criador de todas as coisas

Vamos falar mais sobre essas RECONCILIAÇÕES. Mas por enquanto, reflita e avalie:

  • O que preciso MUDAR em minha vida?
  • O que preciso INCLUIR em meus hábitos na direção das RECONCILIAÇÕES
  • O que preciso RETIRAR da minha vida que me impede de viver uma vida de COMUNHÃO?
  • O que preciso TRANSFORMAR, de tal sorte que permita que o Espírito de Deus comece e aprofunde essa transformação de um filho de Adão para um autêntico filho de Deus?

#QuemAmaSeEnvolve  - De seu pastor em serviço

EMANOEL FLORÊNCIO MANNÔ