quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

DEVOCIONAL #16 - EU SOU IGREJA, DESDE QUE ESTEJA CONECTADO AO CORPO!



“Sujeitem-se uns aos outros por temor a Cristo”(Ef 45.21)

A COMUNHÃO é um pilares da vida de um discípulo de Jesus, assim como a ADORAÇÃO e a EDIFICAÇÃO também o são. 

Viver em comunhão é mais do apenas estar junto, é COMUNGAR, de fato, isto é, é ser parte e fazer parte organicamente de um corpo espiritual, a igreja, que através dos dons e das ações de seus membros, sinaliza os valores de amor e justiça do reino de Deus em um mundo caótico, caído e necessitado de redenção.

Se estamos afirmando que fazemos parte de um corpo espiritual e que esse corpo é a igreja, então precisamos entender com clareza o que é a Igreja. Houve uma época em que a igreja era identificada com um prédio e uma liturgia. Esse ideia reducionista de igreja trouxe muitos prejuízos porque levava a um dualismo de vida: a vida sagrada (na igreja) e a vida secular (na sociedade).

Mais recentemente, as mensagens, ensinos e músicas cristãs enfatizaram o fato de que, para além de um prédio ou liturgia, CADA PESSOA é a igreja, portanto a igreja SOU EU; inclusive eu sou templo porque o Espírito Santo habita em mim. Esta ampliação da compreensão de igreja foi e é muito importante porque traz o centro da vida cristã para a PESSOA-TEMPLO e não para o PRÉDIO-TEMPLO.

No entanto, essa visão também trouxe consigo um efeito colateral perverso: a individualização e a customização da fé, isto é, não poucas pessoas se acharam no direito de definir sua espiritualidade de acordo com seus próprio conceitos e conveniência, tendo como resultado a perda da vida comunitária, a exortação mútua e prestação de contas.

Nesse sentido, urge recuperarmos a visão orgânica e integral do que é ser igreja e a necessidade da vida em comunhão, sob pena de nos autoenganarmos com uma religião privada, individualista, customizada e divorciada da visão de mundo cristã, que pode ser chamada de qualquer coisa, menos de a fé de uma vez por todas confiada aos santos” (Jd 1.3) 

Portanto, é preciso reafirmar que, para além dos templos, a igreja é composta por gente, portanto de pessoas. Mas da mesma forma é preciso reafirmar que só posso dizer: EU SOU IGREJA, quando estou ligado organicamente ao Corpo de Cristo através de uma Comunidade de Fé local. A ideia de uma espiritualidade individualista e conveniente é totalmente estranha à Fé Cristã.

É bem verdade que o NOVO NASCIMENTO é uma experiência pessoal. Mas também é verdade que ao nascermos de novo, somos imediatamente inseridos no Corpo de Cristo, a igreja, que representa a NOVA SOCIEDADE de Deus onde somos chamados para viver uma NOVA VIDA, até que chegue a NOVA CRIAÇÃO como o NOVO MUNDO de Deus.

Perceba que toda a perspectiva bíblica em relação ao Reino de Deus em geral, e à Igreja em particular, nunca é individualista; é sempre coletiva e comunitária, evidenciando a natureza orgânica do corpo.

Em resumo, o templo não é a igreja, mas ele pode ser o locus onde as pessoas, inseridas no Corpo de Cristo, se tornam o testemunho vivo na sociedade de um Corpo Espiritual que vive em amor à Deus e serviço ao próximo, em ação no mundo para fazer discípulos de Jesus, ensinando-lhes a verdade em amor, e inserindo-os (batizando) no Corpo de Cristo, para que também passem a servir a partir do Corpo Espiritual, a Igreja.

Você é o templo do Espírito! Você é igreja! Mas só o é quando inserido no Corpo de Cristo. E as evidências dessa realidade é o Batismo (entrada) e a Ceia do Senhor (manutenção), o uso dos dons, recursos e tempo, bem como o desenvolvimento do Fruto do Espírito, para o bem de todos e para a glória de Deus.

Portanto, é hora da reflexão. Avalie:

  • O que preciso MUDAR em minha vida?
  • O que preciso INCLUIR em meus hábitos para viver de forma orgânica no Corpo de Cristo?
  • O que preciso RETIRAR da minha vida que denuncia minha infidelidade através do individualismo?
  • O que preciso TRANSFORMAR de tal sorte que me torne menos individualista e mais comprometido com a vida orgânica do Corpo de Cristo, a Igreja?

#QuemAmaSeEnvolve  - De seu pastor em serviço

EMANOEL FLORÊNCIO MANNÔ