domingo, 3 de dezembro de 2017

DEVOCIONAL #06 - UMA VIDA QUE SE RENOVA E ESPALHA BOM CHEIRO!


"... mas assim como o terebinto e o carvalho deixam o tronco quando são derrubados, assim a santa semente será o seu tronco" (Isaías 6. 13)

Na experiência de adoração relatada no capítulo 6 de Isaías, o profeta tem ima visão, ao mesmo tempo, maravilhosa e aterradora. E este é o cerne do genuíno ambiente de adoração: a perfeita santidade de Deus deve nos causar assombro e temor, ao mesmo tempo que sua oferta de intimidade e amor deve nos causar um senso de acolhimento.

Isaías vê a glória de Deus manifesta, acha que vai morrer porque se sabe um pecador, que vive com um povo igualmente pecador, mas um anjo toca os seus lábios com uma brasa viva purificando sua boca e abrindo seus ouvidos para ouvir o chamado de Deus, que já o avisa que sua mensagem provocará rejeição entre o seu povo porque estão surdos para Deus.

Ao perguntar para Deus até quando falaria a um povo espiritualmente surdo Deus responde: “Até que as circunstâncias terríveis da vida o despertem para se voltarem para Deus. Quando Isaías pensa que tudo isso vai terminar em caos, eis que Deus lhe dá uma imagem de DUAS ÁRVORES que representam o RENOVO que Deus trará ao Seu povo: “Assim como o terebinto e o carvalho deixam o tronco quando são derrubados, assim a santa semente será o seu tronco”

Duas árvores: o TEREBINTO e o CARVALHO repletas de analogias com nossa vida de adoração a Deus. O carvalho é uma árvore que cresce a 40 ou 50 metros, formando uma raiz muito profunda e um tronco tão denso que lhe permite viver de 500 a 1000 anos! Dificilmente se permite ser cortado, mas mesmo quando isso ocorre, suas raízes são tão profundas que se torna quase impossível ser arrancada. Neste caso, do tronco da árvore cortada começa a brotar vida novamente. Compreende a analogia como nossa vida espiritual?

Agora veja o TEREBINTO. Uma árvore que não cresce tanto quanto o carvalho - cerca de 10 metros - mas produz um AROMA que pode ser percebido a centenas de metros de distância! Um terebinto não passa despercebido porque inunda um ambiente com seu bom cheiro. Porém, tem mais: quanto mais o terebinto é descascado ou agredido, mais o seu bom cheiro se propaga. A analogia com nossa vida espiritual é autoevidente.

Assim como Deus usou a imagem de duas árvores para reavivar a adoração em Isaías e no meio do seu povo, precisamos reavivar a adoração em nossas vidas lembrando que a adoração pode brotar do caos (corte do carvalho) e que quanto mais somos hostilizados em um mundo anti-Deus, precisamos exalar o “bom perfume de Cristo” inundando nosso mundo caótico com os sinais de amor e justiça do Reino de Deus.

Continue a refletir como as analogias dessas duas árvores, o carvalho e o terebinto, podem nos ajudar a centrar em Deus através da adoração, de tal forma que isso provoque respostas as seguintes perguntas:

  • O que preciso MUDAR em minha vida?
  • O que preciso INCLUIR como bom hábito?
  • O que preciso RETIRAR como algo que me impede de adorar?
  • O que preciso TRANSFORMAR com sabedoria para servir melhor?

#QuemAmaSeEnvolve. De seu pastor em serviço,
EMANOEL FLORÊNCIO MANNÔ