sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

DEVOCIONAL #18 - AS ESTRANHAS FIGURAS DO CRENTE-CONSUMIDOR e do CRENTE-PACIENTE!



“Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16.24)

Você não pode esquecer que estamos falando de 4 pilares que sustentam uma vida espiritualmente saudável e produtiva. Já falamos de ADORAÇÃO e EDIFICAÇÃO e agora estamos falando de COMUNHÃO.

A Bíblia Sagrada insiste em dizer que não pode haver vida saudável fora da comunhão do Corpo Místico de Cristo, isto é, a interação ativa dos discípulos de Jesus que compartilham a vida e sinalizam os valores do Reino de Deus na localidade onde estão inseridos e em seus círculos de relacionamentos.

Até mesmo nossa experiência cotidiano confirma essa realidade. Note como um brasa ao ser retirada do espaço da fogueira, em pouquíssimo tempo vira um simples pedaço de carvão apagado. Note também como qualquer parte do corpo, se desligada do corpo, degenera em apodrecimento e morte. 

Note também que vivemos em um tempo em que o chamado “espírito pós-moderno” tem levado as pessoas a um individualismo doentio. O tempo todo a propagando e anúncios mandam você comprar algo para se tornar “exclusivo”. O mercado de trabalho manda você se capacitar de tal modo que se torne “insubstituível”. O mundo do entretenimento manda você buscar com todas as forças “aquilo que te dá prazer”, isto é, estamos cercados de situações que incentivam um individualismo tão acerbado que a vida em muitas cidades tem feito das pessoas uma espécie de “hamster dentro da gaiola” que corre, corre, mas não sai do lugar em termos de sentido para a vida.

No entanto, a Bíblia Sagrada continua insistindo que a verdadeira vida e o sentido de realização  nada tem a ver com TER alguma coisa, mas SER um tipo de pessoa. Qual? Uma pessoa em paz com Deus, consigo mesma, com o próximo e com a natureza criada. Nada pode substituir essa paz de espírito advinda da reconciliação espiritual, psicológica, relacional e material.

Quando começamos a compreender a sabedoria das Escrituras, percebemos que insistir em uma vida centrada em nós mesmos, individualista e consumista, é como, ao ter sede, você beber água do mar: só irá provocar ainda mais sede!

É nesse sentido que a Bíblia sagrada ensina que a “vida em abundância” somente pode vicejar em ambientes de comunhão, onde “o corpo…cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função”(Ef 4)

Essa postura de vida individualista e consumista infelizmente tem marcado um tipo de espiritualidade muito presente em nossos dias, e que revela o adoecimento dos espaços que deveriam ser de comunhão.

Pergunte a alguma pessoa como ela escolhe frequentar uma igreja e não se surpreenda se ela responder: "eu quero uma igreja com estrutura, bom auditório, sistema de som, estacionamento e um bom ministério infantil" para “despejar” as crianças no final de semana. Você consegue notar o quanto tudo isso está permeado de individualismo doentio? 

Neste caso a igreja não se torna um espaço de comunhão, interação de dons e espaço de serviço, mas uma espécie de “shopping-center espiritual” onde eu vou para “receber minha benção”!

Surgem então as figuras muito populares do:

CRENTE-CONSUMIDOR - Ele “exige” uma “igreja” que lhe preste bons serviços religiosos, sob pena dele denunciar o mal-atendimento em algum “PROCON espiritual”, mesmo não se dispondo em servir em nada com seu dom e vocação!

CRENTE- PACIENTE - Aquele que enxerga a igreja apenas como um lugar para resolver os “meus problemas”. Quando isso não acontece, amaldiçoa dizendo que “ninguém se importa comigo e não atende aos meus reclamos”, sem se dar conta de que nunca se colocou a si mesmo à disposição para servir outros que podem estar em situação ainda mais vulnerável!

Esses dois exemplos são a NEGAÇÃO da COMUNHÃO! Na verdade é a reprodução do “estilo pagão de vida” denunciado por Jesus em seus ensinos. 

Voltaremos ao assunto, mas por ora, reflita sobre o seguinte:

  • O que preciso MUDAR em minha vida?
  • O que preciso INCLUIR em meus hábitos na direção de estimar a vida em COMUNHÃO?
  • O que preciso RETIRAR da minha vida que denunciam individualismo e consumismo doentios?
  • O que preciso TRANSFORMAR, de tal sorte que não me torne mais um crente-consumista ou crente-paciente, e caminhe na direção de um membro saudável do Corpo de Cristo?

#QuemAmaSeEnvolve  - De seu pastor em serviço

EMANOEL FLORÊNCIO MANNÔ