sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

DEVOCIONAL #10 - A CONSTRUÇÃO DE UMA CASA EXIGE UM PROJETO. A CONSTRUÇÃO DE UMA VIDA, TAMBÉM!



“Juntos, somos sua casa, edificados sobre os alicerces dos apóstolos e dos profetas e a pedra angular é o próprio Cristo Jesus” (Ef 2.20)

EDIFICAÇÃO é o que Deus espera de nós em nossa jornada espiritual. Depois que recebemos Jesus, o confessamos como Salvador e Senhor de nossas vidas, há um longo caminho de crescimento “na graça e no conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo”

O que é EDIFICAR a vida? É estabelecer as BASES sobre as quais algo será construído de forma planejada, intencional. Claro que essa BASE é a eterna Palavra de Deus. 

Na Bíblia Sagrada, temos orientação, conselhos, preceitos, mandamentos, enfim toda a sabedoria que precisamos para que, auxiliados pelo Espírito Santo, possamos crescer para um RELACIONAMENTO cada vez mais íntimo com Jesus Cristo, fruto do nosso maior conhecimento sobre quem Ele é, a extensão de Sua Obra salvadora, e seu justo senhorio sobre todas as dimensões da nossa existência.

Veja alguns exemplos de como a ideia de EDIFICAÇÃO está presente no nosso entorno. Veja o exemplo da construção de uma CASA. Quando alguém adquire um terreno, a ideia não é ficar com o terreno vazio; é construir uma casa cuja finalidade é gerar acolhimento, conforto, segurança e etc. Para tanto, um planejamento da edificação é necessário. 

Adquirido o terreno, começa (1) a limpeza do terreno; em seguida (2) o preparo do terreno através da terraplanagem; (3) a confecção da planta que projetará o edifício; (4) construção dos alicerces, para logo em seguida (5) serem construídas as paredes que sustentarão o telhado (6). Somente depois de tudo isso é que serão feitos os acabamentos(7). Pronto! Agora a CASA está pronta para sua UTILIDADE que é SER HABITADA e servir plenamente ao seu proprietário.

A analogia da EDIFICAÇÃO pode ser aplicada à nossa vida espiritual. Pedro, apóstolo, ensina que “vocês são pedras vivas , com as quais um templo espiritual é edificado” (1Pe 2.5). Paulo também nos diz: “juntos, somos sua casa, edificados sobre os alicerces dos apóstolos e dos profetas e a pedra angular é o próprio Cristo Jesus”(Ef 2.20)

Da mesma forma que ninguém, biologicamente, nasce pronto e sabendo das coisas, os nascidos do Espírito também precisam se dedicarem a um longo processo de crescimento e assimilação de conhecimento.

Então, é hora de você novamente se autoavaliar, tendo como referência as Escrituras sagradas, e se perguntar: “estou crescendo em piedade e no conhecimento sobre Deus?” Minha vida tem mostrado esse crescimento espiritual que Deus espera de mim (edificação)? As mesmas 4 questões podem ajudar:

  • O que preciso MUDAR em minha vida?
  • O que preciso INCLUIR na minha vida que guie o meu processo de edificação?
  • O que preciso RETIRAR da minha vida que está impedindo meu crescimento?
  • O que preciso TRANSFORMAR de tal sorte que o FRUTO do Espírito seja evidente em mim?

#QuemAmaSeEnvolve  - De seu pastor em serviço


EMANOEL FLORÊNCIO MANNÔ