sábado, 16 de dezembro de 2017

DEVOCIONAL #20 - NÃO GOSTA DOS FRUTOS? OLHE PARA AS SEMENTES PLANTADAS!



“Não se enganem: ninguém faz Deus de bobo. Toda pessoa colhe o que plantou. Quem planta egoísmo, colherá o mal… mas aquele que planta conforme Deus…terá uma colheita de verdadeira vida, vida eterna”(Gl 6.7-8 The Message)

Viver em COMUNHÃO é uma necessidade.

Por mais que alguém diga que é capaz de se bancar sozinha e que prefere ficar só, e que o ditado popular afirme que “é melhor viver só do que mal-acompanhado” na verdade esses exemplos revelam um sintoma real de um diagnóstico errado.

Veja dois exemplos: Primeiramente um sujeito que recebe a informação de que ganhará uma Ferrari de R$ 1.000.000,00 porém com uma condição: viver com sua Ferrari sozinho em uma pequena ilha do Pacífico. O que você acha disso?

Segundo exemplo: Alguém que esteja vivendo seus últimos momentos em um leito de hospital e tenha em vida conseguido muitos bens materiais por “esforço próprio”. Nesses últimos momentos, você que tal pessoa pedirá pedirá para trazer as chaves de seu BMW e seu diploma de doutorado em uma universidade famosa, ou pedirá a presença de PESSOAS que agora são percebidas como “queridas” ao seu lado? O que você acha? 

Viver em Comunhão é salutar para a vida. No entanto, viver em COMUNHÃO exige esforço e prioridade. Se quisermos colher os frutos da Comunhão, precisamos plantar as “sementes certas”. Se quisermos colher morangos, precisamos plantar sementes de morangos. Não dá para esperar colher morangos quando se planta jilós!

Há 3 tipos de SEMENTES que produzem COMUNHÃO: tempo, dons e recursos!



Comunhão exige TEMPO de qualidade. Somente podemos desenvolver comunhão com Deus e com nossos semelhantes de dedicarmos TEMPO para esse relacionamento. Mentimos quando dizemos que amamos alguém e não dedicamos tempo à essa pessoa. Inclusive mentimos à Deus quando dizemos que o amamos acima de tudo e, das 176 horas semanais, achamos um grande sacrifício dedicar-lhe 2,3 ou 4 horas em encontros de comunhão e cultos à Ele. Quer que as pessoas gaste mais tempo com você? Gaste mais tempo com alguém! Invista na comunhão. Comunhão exige tempo de qualidade!

Comunhão exige compartilhamento dos DONS. Dons são dádivas de Deus aos homens. Ninguém tem um dom porque “merece”. Inclusive, os dons de Deus nos são disponibilizados, não para benefício próprio, mas para edificação da comunhão na comunidade e em benefícios dos necessitados. Não se engane! É muito possível que o inferno esteja cheio de pessoas com DONS, se eles não forem usados para alimentar a comunhão. Quer ser visitado? visite! Quer ser perdoado? Perdoe! Invista na comunhão. Comunhão exige compartilhamento dos dons. 

Comunhão exige DOAR RECURSOS. Ninguém está realmente comprometido com alguma causa até que disponibilize recursos financeiros para isso. Não adianta dizer que “amo as criancinhas da África” e “morro de dó das criancinhas socialmente vulneráveis” se continuo sendo um consumista inveterado que só penso em mim mesmo. Se isso é importante para os relacionamentos humanos, imagine em seu relacionamento com Deus! Ouça: TUDO vem de Deus. Inclusive o “seu” dinheiro! E um dia você estará diante dele para prestar contas do que você fez com o dinheiro DELE que estava sobre SUA administração, assim como parábola dos Talentos. Para isso, o Dízimo é um bom COMEÇO. Parta daí! Quer ser ajudado quando em necessidade? Ajude os necessitados agora? Doe! Comunhão exige doação de recursos!


Percebeu que precisamos plantar as SEMENTES daquilo que queremos colher como FRUTOS?
Reflita sobre tudo isso e se autoavalie: 


O que preciso MUDAR em minha vida?
O que preciso INCLUIR em meus hábitos para doar mais tempo, recursos e dons?
O que preciso RETIRAR da minha vida que denunciam o cultivo de sementes ruins?
O que preciso TRANSFORMAR, de tal sorte que colha bons frutos em virtude de boas sementes que fui plantando ao longo da vida?


#QuemAmaSeEnvolve  - De seu pastor em serviço
EMANOEL FLORÊNCIO MANNÔ