terça-feira, 5 de dezembro de 2017

DEVOCIONAL #08 - EDIFICAÇÃO: DEUS ESPERA QUE EU CRESÇA!


“Cresçam na Graça e no Conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo…” (2Pedro 3.17)

A ADORAÇÃO é o primeiro “pilar” sobre o qual devemos organizar nossa vida. Tratamos da adoração nos 7 textos devocionais anteriores.

A EDIFICAÇÃO é o SEGUNDO pilar! E é da EDIFICAÇÃO que vamos tratar nos próximos 7 textos devocionais (do #08 ao #14)

Se a ADORAÇÃO é a busca por uma DEVOÇÃO contínua que nos ajuda a manter Deus no CENTRO da vida, a EDIFICAÇÃO é a BUSCA INTENCIONAL por “CRESCER na Graça e no Conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo”

A Bíblia Sagrada nos ensina que após Deus nos regenerar e justificar, isto é, depois que passamos pelo NOVO NASCIMENTO e somos declarados SEM CULPA - por causa da obra redentora de Jesus Cristo e pela Fé nele - precisamos aprender a viver essa NOVA VIDA que nos é dada. Isso implica conhecer o mais profundamente possível a Deus-Pai, ao Seu filho Jesus Cristo, e à pessoa do Espírito Santo. 

Como você pode perceber, O Deus Altíssimo revelado nas Escrituras subsiste eternamente em TRÊS pessoas, porém é UM SÓ DEUS. De fato, a TRINDADE é um mistério para nossas mentes limitadas, mas é exatamente isso que a Bíblia Sagrada afirma como centro de sua mensagem.

Logo, a edificação da (nova) vida passa pelo conhecimento da Verdade revelada nas Escrituras e pela busca por INTIMIDADE cada vez maior no relacionamento pessoal com Jesus Cristo.

O resultado esperado de ambas as coisas é a SANTIFICAÇÃO de todas as áreas da vida, como resultado do conhecimento e APLICAÇÃO das verdades bíblicas ao cotidiano da vida, bem como uma evidente PIEDADE como resultado da intimidade com Nosso Senhor Jesus Cristo.

Por ora, você precisa se conscientizar de que, após ser chamado por Deus e ter recebido Jesus Cristo como Salvador e Senhor de sua vida, Deus espera que você cresça tanto no conhecimento dEle - principalmente através do exame constante das Escrituras - como no seu SERVIÇO amoroso às outras pessoas através dos dons que Ele disponibilizou à você.


Preste a atenção: tudo que não está crescendo, isto é, sendo edificado, já está em processo de morte! 

Cada um de nós precisa fazer uma sincera avaliação de nossa vida buscando saber se há EVIDÊNCIAS de que estamos crescendo e sendo EDIFICADOS em Cristo, ou se entramos em uma perigoso APATIA em que nossa vida espiritual se tornou burocrática e sem vida, sendo no máximo consumidores de programas eclesiásticos, sem estar organicamente ligados ao Corpo de Cristo em nossa igreja local.

Pense sobre isso! E tome decisões para mudar a realidade atual! Para isso reflita: 
  • O que preciso MUDAR em minha vida para sair da paralisia espiritual?
  • O que preciso INCLUIR no meu cotidiano para estimular minha vida devocional?
  • O que preciso RETIRAR da minha agenda para que tenha mais tempo para Deus?
  • O que preciso TRANSFORMAR em meu temperamento, caráter e personalidade?

#QuemAmaSeEnvolve2017  - De seu pastor em serviço,

EMANOEL FLORÊNCIO MANNÔ