segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

DEVOCIONAL #13 - O INFERNAL MUNDO DA “SÍNDROME DE POLIANA”



“Não sejam mais como crianças” (Ef. 4.14)

Não é possível exagerar o fato de que Deus espera que cresçamos, assim como um Pai espera que seu filho cresça e torne tudo aquilo que sonhou para ele. 

De uma forma ainda mais maravilhosa, O Pai Celestial não só espera, mas nos dá tudo o que precisamos para que esse crescimento aconteça de forma plena.

Depois de nos dar uma VIDA NOVA através do NOVO NASCIMENTO, Deus nos dá uma NOVA FAMÍLIA - Sua Igreja - composta de vários irmãos de Fé que nos ajudarão em nossa jornada espiritual. Essa Comunhão é marcada sobretudo pelo BATISMO(inclusão na família) e pela CEIA DO SENHOR (manutenção na família) 

Também nos dá a Sua eterna Palavra para iluminar nossos passos, bem como também nos dá o Seu Espírito com seu poder renovador de nosso ânimo. São nos dado ainda DOIS advogados, O Filho e o Espírito. Ambos intercedem por nós diante do Deus-Pai. Isso não é incrivelmente maravilhoso?

Os benefícios e os instrumentos da edificação agora você já conhece. No entanto, precisa também conhecer os RISCOS de NÃO CRESCER! 
Podemos chamar isso de “Síndrome de Poliana”, que nada mais é do que uma fuga da realidade. Como na historinha de Poliana, algumas pessoas assim enxergam o mundo, e no seu emaranhado de situações e de emoções, agem, ingenuamente e inconseqüentemente. Criam uma realidade distorcida e vivem a sua brincadeira, arrastando consigo um batalhão de admiradores, também ingênuos, ou interesseiros aproveitadores.

Ver uma criancinha bem pequena, falando errado, se sujando, fazendo malcriações e etc, é até engraçado. Mas ver um ADULTO com “comportamento de criança” é, no mínimo, bizarro e desconcertante!

Por isso a Bíblia Sagrada assevera: “Não sejam mais como crianças”, no sentido de que a vida espiritual deve seguir seu curso de crescimento na direção da vida madura, onde as flores e frutos vão aparecer como resultado de uma vida plena

Então quais os RISCOS de NÃO CRESCER?
  • Quando insisto em viver em um ilusório mundo em que tudo é irresponsavelmente espiritualizado, onde sempre espero a perfeição dos outros e nunca assumo minhas próprias responsabilidades; 
  • Quando, como uma criança, atribuo VALORES equivocadas às coisas, valorizando as passageiras em detrimento das coisas eternas;
  • Quando, como uma criança, só quero saber de “espetáculos” em detrimento da necessária disciplina dos processos normais da vida;
  • Quando me ocupo apenas de usar as pessoas e coisas, inclusive a igreja, em meu interesse e favor, e nunca me disponibilizo em favor dos outros;
  • Quando, como uma criança, penso que tudo gira no meu entorno
  • Quando confundo DONS e FRUTO DO ESPÍRITO, achando que o primeiro vem do meu MÉRITO, quando é apenas DÁDIVA, e me mostrando relapso quanto ao desenvolvimento do segundo;

Uma pessoa que insiste em viver na INFÂNCIA ESPIRITUAL, fará mal a si mesma, ao próximo, e inclusive ao bom testemunho do Corpo de Cristo - a Igreja.

Será que inadvertidamente você pode estar insistindo em viver uma inadequada infância espiritual? Avalie:
  • O que preciso MUDAR em minha vida?
  • O que preciso INCLUIR para me tornar alguém espiritualmente mais maduro e responsável;
  • O que preciso RETIRAR da minha vida que mostra um comportamento infantilizado denunciado por querer apenas ser servido e não estar disposto a servir?

#QuemAmaSeEnvolve  - De seu pastor em serviço

EMANOEL FLORÊNCIO MANNÔ