sábado, 16 de dezembro de 2017

DEVOCIONAL #19 - O VENENO DE MORTE E O ANTÍDOTO DA VIDA!



“Agora que nossa situação com Deus está resolvida, por meio dessa morte sacrificial, o perfeito sacrifício de sangue, não há mais razão para estar em oposição à Deus, sobre qualquer assunto” (Rm 5.9 The Message)

Já sabemos, através da Bíblia Sagrada, que todo descendente de Adão rompeu com Deus. Todo ser humano nascido no mundo nasce em estado de rebelião contra Deus. Porque nascemos com o germe do pecado do orgulho - e não é difícil perceber isso mesmo em uma criança com meses de vida - somos hostis à Deus e Sua justa Lei. 

Se você acha que há um certo exagero nessas afirmações, preste bem atenção nas seguintes evidências:

  • Quando você está numa situação crítica e precisa agir, você, antes de tudo, recorre à Palavra de Deus? Ou recorre à suas habilidades, seus contatos, sua esperteza e, só quando não há mais o que fazer diz: “agora está nas mãos de Deus”! Não deveria estar desde o começo?
  • Na teoria. talvez você admita que quem conhece mais a TUA vida é que deveria conduzi-la. Mas, na prática, QUEM é que “manda” na tua vida? Todo filho de Adão (filhas de Eva também) acha que pode conduzir sua vida por si mesmo! O nome disso é orgulho!

É nesse sentido que a Bíblia Sagrada ensina que já nascemos com o vírus do pecado nas entranhas do nosso ser. É como se, ao nascer, já nascêssemos com todo o sangue do corpo contaminado com um vírus mortal. Agora preste bem atenção porque razão Jesus precisou vir ao nosso mundo, se tornar um de nós e morrer por nós e em nosso lugar:

Uma pessoa contaminada pelo veneno de uma serpente, precisa receber com urgência um antídoto contra esse veneno. Agora preste ainda mais atenção: do quê é feito o antídoto? De “cepas” vivas do próprio veneno! Essas cepas, ao entrar em contato com um organismo sadio, provoca um movimento de defesa desse organismo que resulta na produção de ANTI-CORPOS, que constituem um SISTEMA DE DEFESA do organismo.

A partir dessa analogia, você consegue compreender porque Cristo precisou se tornar “um de nós”, ser morto numa cruz por nós e em nosso lugar? Um vírus, em um corpo doente, vai degenerá-lo mais ainda. Porém, um vírus quando ataca um organismo sadio, acaba ativando um sistema natural de defesa que são os anticorpos! 

A morte de Jesus é a representação cruel do que todos nós estávamos sujeitos. Ele morreu “a nossa morte”!
No entanto, Jesus não permaneceu morto. Ele ressuscitou! E por quê? Porque ele NÃO tinha pecados! Quando atacado pelos poderes da morte, sua santidade (seus anticorpos) anulou o “poder da morte”!

Entende agora porque a experiência de reconciliação com Deus é chamada de CONVERSÃO e de NOVO NASCIMENTO? É como se recebêssemos “sangue novo em nossa veias espirituais” através de uma transfusão. O vírus do pecado original, do orgulho, da hostilidade contra Deus é neutralizado.   É por isso que a Bíblia e os cristãos falam tanto em “sangue”: porque no sangue está a vida!

Você já deve percebido que precisamos ser curados de algo mortal, desse engano de acharmos que “somos como Deus” e podemos conduzir nossas próprias vidas. Eva insistiu nessa ladainha e deu-no-que-deu!

Precisamos ser RECONCILIADOS com Deus! Precisamos de COMUNHÃO!

Mas como isso ocorre na prática? Deus nos deu basicamente 4 ferramentas para isso: 
  • A ORAÇÃO - Não é possível manter comunhão com Deus (e com ninguém) sem falarmos com Ele
  • MEDITAÇÃO BÍBLICA - Precisamos OUVIR Deus. E isso ocorre na meditação bíblica.
  • SACRAMENTOS - O Batismo e a Ceia do Senhor nos lembram de que precisamos de Deus e dos nossos irmãos
  • CONVÍVIO INTERATIVO - O uso comunitário dos dons no serviço cristão nos mantém alertas e afastados do veneno do orgulho

Reflita sobre tudo isso e se autoavalie: 

  • O que preciso MUDAR em minha vida?
  • O que preciso INCLUIR em meus hábitos para vencer o veneno do orgulho?
  • O que preciso RETIRAR da minha vida que denunciam minha falta de confiança em Deus?
  • O que preciso TRANSFORMAR, de tal sorte que não me transforme em mais um ZUMBI, guiado pela moda, por ideologias, pelos sentimentos, pela propaganda, mas tão somente pela Palavra de Deus?

#QuemAmaSeEnvolve  - De seu pastor em serviço

EMANOEL FLORÊNCIO MANNÔ