quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

DEVOCIONAL #09 - MELHOR DO QUE ONTEM E PIOR DO QUE AMANHÃ!



“Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu Nome” (João 15.16)

Logo após uma pessoa passar pelo novo nascimento, isto é, quando Deus infunde em alguém o Seu Espírito e vivifica essa pessoa, começa um processo de transformação cujo impacto se dá em todas as dimensões da vida.

Assim como uma semente que é plantada na terra e começa despontar rompendo o subterrâneo e  gerando a expectativa de que uma bela e frutífera árvore vá despontar, assim também é a vida de alguém que nasceu do Espírito: espera-se que tal pessoa cresça, se desenvolva e comece a dar bons e belos frutos. 

Ninguém acha que uma semente é o resultado final esperado de qualquer coisa. Espera-se, de modo lógico, que a semente vai passar por um processo de “edificação” e desenvolvimento que redundará numa bela e frutífera árvore.

Da mesma forma que Deus incutiu em toda sua criação esse princípio do desenvolvimento natural, assim também deve ocorrer com aqueles que receberam a Salvação de Deus e se tornaram nova Criação. Deus espera que você cresça!

O  processo do crescimento (ou desenvolvimento) é esperado tanto no âmbito pessoal como no âmbito comunitário. No aspecto pessoal é esperado que o discípulo de Jesus cuide sua saúde espiritual mantendo os necessários hábito da oração bem como a leitura devocional e instrutiva das Escrituras. Isso é necessário mas não suficiente, porque o novo nascimento de alguém implica também em sua inserção no Corpo místico de Cristo, isto é, a Sua igreja, fazendo parte orgânica e inseparável da produção dos frutos advindos da boa saúde espiritual do Corpo.

Não faz sentido, na verdade é uma anomalia, que um cristão que tendo se unido à igreja de Jesus não apresente contínuo crescimento no conhecimento da Bíblia Sagrada e dedicação à oração, bem como um aprofundamento da comunhão com os outros membros do Corpo. 

A dinâmica do processo de Salvação acontece da seguinte forma: (1) Deus chama os seus eleitos através da pregação, os regenerando e justificando e os adotando em Sua família; então ocorre a (2) conversão através da fé e do arrependimento; começando um longo processo de crescimento espiritual chamado de SANTIFICAÇÃO.

A santificação é o processo em que o Espírito de Deus vai gerando em nós o Seu fruto, de tal forma que vamos abandonando os hábitos da velha criatura e vamos assumindo uma nova postura perante a vida conforme o exemplo de Jesus Cristo, o filho de Deus nosso redentor.

Um outro nome para esse processo de santificação é o que chamamos de EDIFICAÇÃO. Isso implica em um crescimento contínuo, ainda que um passo de cada vez, de forma que estejamos “melhor do ontem e pior do que amanhã”.

Como somos edificados? Somos edificados pela exposição constante à Palavra de Deus, pelo bom hábito da oração, pelo comunhão no Corpo de Cristo através dos sacramentos do Batismo e da Ceia do Senhor, bem como os demais Meios de Graça que nos são disponibilizados para o nosso crescimento com a finalidade de frutificarmos no reino de Deus.

Agora que você já sabe o significado de EDIFICAÇÃO é hora de uma autoavaliação?

  • O que preciso MUDAR para que eu me mantenha em crescimento espiritual?
  • O que preciso INCLUIR como bons hábitos que alimentem meu crescimento?
  • O que preciso RETIRAR da minha vida que possa estar impedindo minha edificação?
  • O que preciso TRANSFORMAR para sair da “infância espiritual”?

#QuemAmaSeEnvolve - De seu pastor em serviço,
EMANOEL FLORÊNCIO MANNÔ