terça-feira, 12 de dezembro de 2017

DEVOCIONAL #15 - ESTOU NO CORPO, LOGO EXISTO!



“…É ele (Cristo) quem faz com que o corpo todo fique bem ajustado e todas as partes fiquem ligadas entre si por meio da união de todas elas. E, assim, cada parte funciona bem, e o corpo todo cresce e se desenvolve por meio do amor. (Ef 4.15-16)

Estamos bem no meio da Campanha de Natal #QuemAmaSeEnvolve. Este tem sido um espaço de imersão naquilo que cremos sejam as ênfases ministeriais e devocionais que nos impulsionarão neste final de ano e durante os meses do próximo ano: 

  1. ADORAÇÃO - adensar nosso relacionamento com Deus no âmbito pessoal e comunitário
  2. EDIFICAÇÃO - adensar nosso crescimento em santidade e competências ministeriais
  3. COMUNHÃO - adensar nossa vida comum fortalecendo os laços de comunhão
  4. EVANGELIZAÇÃO - proclamar o Evangelho de Cristo de forma intencional e relevante

Nos devocionais #01 a #07 falamos do tema ADORAÇÃO. Tempo dedicado exclusivamente à estreitar nosso relacionamento com Deus. A adoração tem uma dimensão que é PESSOAL, bem como uma dimensão COLETIVA, isto é, meu compromisso de adorar regularmente com minha Comunidade de Fé. Tratamos desse assunto na Mensagem: UMA VISÃO DO CÉU EM MEIO AO CAOS. Procure assistir a mensagem através do link https://www.youtube.com/watch?v=_X5xpRFsk00&t=1908s 

Nos devocionais #08 a #14 falamos do tema EDIFICAÇÃO - Obediência ao imperativo cristão de CRESCER na Graça e no CONHECIMENTO do Nosso Senhor. A vida cristã exige um DESENVOLVIMENTO constante. Deus espera que Seus filhos saiam da infância espiritual e se tornem MADUROS e PRODUTIVOS no Reino de Deus. Esse tema foi tratado na Mensagem DEUS ESPERA QUE VOCÊ CRESÇA E FRUTIFIQUE! que pode ser acessada através do link https://www.youtube.com/watch?v=nLye9eVC8Wg&t=1016s

Nos devocionais #15 a #21 trataremos do tema COMUNHÃO. Esse tema foi exposto na Mensagem: COMUNGO, LOGO EXISTO! que pode ser acessada pelo link https://www.youtube.com/watch?v=lNdBlw8of4Y&t=104s

COMUNHÃO é o substantivo, isto é, indica o nome do fenômeno.
COMUNGAR é o verbo, isto é, indica a AÇÃO de viver em COMUNHÃO!

Preste bem atenção neste texto bíblico: “falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça. É ele quem faz com que o corpo todo fique bem ajustado e todas as partes fiquem ligadas entre si por meio da união de todas elas. E, assim, cada parte funciona bem, e o corpo todo cresce e se desenvolve por meio do amor. (Ef 4)

Para começar é necessário o lembrete de que COMUNHÃO é algo que se experimenta a partir da interação com o OUTRO, portanto, é o exercício de abrir mão de centrar-se apenas em Si mesmo e compartilhar aspectos da vida com o semelhante.

Comunhão não é menos do que estar junto com pessoas afins, mas é MAIS do que isso. Quando a Bíblia Sagrada fala de COMUNHÃO ela fala da maravilhosa e dinâmica experiência da interação orgânica de um CORPO, onde cada membro cumpre uma função e trabalha para que o corpo na sua totalidade experimente saúde e desenvolvimento.

Podemos até falar em alguma experiência de comunhão usando a analogia de uma casa, de um clube, de uma associação, mas nada se compara ã ideia de comunhão expressa em um corpo humano! Todos os órgãos e membros são importantes. Todos precisam trabalhar não para si mesmos, mas para o bem geral do corpo. 

O corpo experimenta saúde plena, justamente quando todos os órgãos e membros estão cumprindo suas funções em equilíbrio. Talvez a melhor expressão de saúde de um corpo seja justamente o fato de nenhum dos seus membros e órgãos estarem “em evidência”, mas todos estarem funcionado tão bem que “nem são tão notados”!

Não é por acaso que a Bíblia Sagrada, especialmente o Novo Testamento usa a ideia de corpo humano para descrever os relacionamentos entre os discípulos de Jesus em suas Comunidades de Fé. Da mesma forma que o corpo humano está saudável ao experimentar o pleno funcionamento e interação de seus órgãos e membros, assim deve ser a igreja, a comunidade de fé local. Tanto mais ela será saudável, fiel e relevante, quanto mais ela viver como um organismo vivo, onde tudo está em constante cooperação interno para o bem geral do corpo.

Já é ora de fazer aquela reflexão com a qual você já deve estar se acostumando. Avalie:
  • O que preciso MUDAR em minha vida?
  • O que preciso INCLUIR em meus hábitos para viver de forma fiel e relevante a comunhão?
  • O que preciso RETIRAR da minha vida que impede minha inserção na comunhão do Corpo?
  • O que preciso TRANSFORMAR de tal sorte que me torne menos individualista e mais comprometido com a vida orgânica do Corpo de Cristo, a Igreja?

#QuemAmaSeEnvolve  - De seu pastor em serviço
EMANOEL FLORÊNCIO MANNÔ