domingo, 17 de dezembro de 2017

DEVOCIONAL #21 - O MUNDO MELHORA QUANDO A COMUNHÃO DA IGREJA MELHORA!



“Que eles sejam levados a plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste…” (Jo 17.23)

O capítulo 17 do Evangelho segundo João registra uma das belas orações de toda a Bíblia. Quem ora é o próprio Cristo. E ele ora pelos seus discípulos; tanto aqueles que estavam com Ele naquele momento singular, como todos os outros que creriam no seu nome ao longo das eras. 

A oração de Jesus tem como foco central a COMUNHÃO dos seus discípulos e é carregada de um forte tom emocional e intenso significado espiritual. Repare na força das palavras: 

“Pai… eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus… protege-os em Teu nome … para que sejam UM” (Jo 17) Que coisa incrível essa oração!

Em sua última oração antes de ser preso, Jesus poderia orar por qualquer outra coisa, inclusive pedir por si mesmo, já que estava à beira de ser preso e morto, mas o que Ele faz? Jesus ora pela COMUNHÃO dos seus discípulos! Ele pede ao Pai que os mantenha unidos sob Sua Palavra e os proteja do Maligno.

Mas essa belíssima oração de Jesus não se limita àqueles discípulos íntimos que estavam com ele naquele momento. O verso 20 revela um pedido surpreendente de Jesus:  Ele ora ao Pai pedindo pelos seus “futuros discípulos”: 

“Rogo também porque aqueles que crerão em mim (no futuro), por meio da mensagem deles (os contemporâneos), para que todos sejam UM”.

Consegue perceber a força dessa oração? Veja PELO QUÊ Jesus ora. Ele ora pela COMUNHÃO dos seus discípulos: os atuais e os futuros discípulos. Conseguiu perceber a importância que Jesus deu à COMUNHÃO?

Por Jesus agiu dessa maneira? Ele sabia que a “glória de Deus” que o mundo precisava ver, seria vista exatamente quando seus discípulos formassem uma unidade, uma comunhão tão impressionante que tal unidade e comunhão seriam para o mundo “a prova” de que Ele (Jesus) fora enviado por Deus!

“Que eles sejam levados a plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste…” (v.23)

Porque Jesus se preocupou tanto com a COMUNHÃO de seus discípulos? Porque ele queria revelar a importância vital de cada membro do seu Corpo Espiritual. Ele queria enfatizar que cada um de nós, sem exceção, tem uma função no Corpo de Cristo. Todos, sem exceção, são chamados para sinalizar os valores do reino de Deus no mundo.

Nada prejudica mais o Corpo de Cristo e o enfraquece do que a desunião, a indiferença e o individualismo dos membros de uma uma igreja local, ou da igreja em uma determina cidade ou localidade. A igreja fica sem testemunho, sem energia espiritual, sem vigor para realizar a Missão de Deus!

Mas também é verdade que nada fortalece mais o testemunho do Corpo de Cristo em uma localidade do que a união, a solidariedade, a sensibilidade com os necessitados, a cooperação mútua, a intercessão e a disponibilidade para o serviço cristão, tudo isso sob a Palavra de Deus. Quando a COMUNHÃO é levada às últimas consequências, a igreja local tem bom testemunho dos de fora, tem energia espiritual, e é constantemente revigorada pelo Espírito Santo para realizar a missão de Deus no mundo!

Você deve ter percebido que tudo isso tem a ver com você. Quando você se comporta apenas como alguém que “consome” religião através dos cultos, músicas, e etc, você não está vivendo a verdadeira comunhão orgânica do Corpo de Cristo. Você se torna apenas um consumidor, e não um membro do Corpo!

Quando você faz da igreja apenas um lugar “para resolver meus problemas”, exigindo que todo mundo tenha que se preocupar com você e com suas dificuldades, você também não está vivendo a verdadeira comunhão orgânica do Corpo de Cristo. Você se torna apenas um “paciente de hospital” que não tem interesse por mais nada e ninguém a não ser você mesmo, e não um membro do Corpo! 

É ora de você refletir, se autoavaliar e tomar uma decisão:

  • O que preciso MUDAR em minha vida?
  • O que preciso INCLUIR em meus hábitos que reflita a COMUNHÃO do Corpo como prioridade?
  • O que preciso RETIRAR da minha vida, que faz de mim alguém parecido com um consumidor ou paciente espiritual?
  • O que preciso TRANSFORMAR, de tal sorte que o Corpo de Cristo na minha localidade seja visto como saudável, com bom testemunho, com energia espiritual para o cumprimento da Missão de Deus?

#QuemAmaSeEnvolve  - De seu pastor em serviço

EMANOEL FLORÊNCIO MANNÔ