segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

DEVOCIONAL #11 - EVIDÊNCIAS DO MEU CRESCIMENTO ESPIRITUAL!



“Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor” (Filipenses 2:12 )

Nossa vida espiritual em muito se assemelha com os processos naturais de desenvolvimento de qualquer coisa na natureza. 

Assim como uma ÁRVORE nasce a partir de uma SEMENTE e precisa de uma terra bem preparada e frequentemente regada, protegida dos ataques dos insetos e pragas, bem como devidamente podada nos seus galhos, para assim produzir FRUTOS e FLORES, há uma diatômica muito semelhante em nossa vida espiritual, a vida que começa no NOVO NASCIMENTO.

A Bíblia Sagrada ensina claramente que Deus tem os seus eleitos. Ele sabe quem são; nós não sabemos. O que sabemos é que os eleitos de Deus terão necessidade e fome de crescimento no seu relacionamento com Deus e com o próximo. Também sabemos que Deus escolheu CHAMAR os seus eleitos através da pregação da Mensagem do Evangelho. Daí a necessidade de as Boas Novas serem pregadas e ensinadas por CADA CRISTÃO em todas as oportunidades disponíveis.

Então, a dinâmica de nossa SALVAÇÃO acontece da seguinte forma: (1) O Chamado - Somos tocados por Deus no profundo do nosso ser e nos percebemos necessitados de Deus; (2) NOVO NASCIMENTO - Deus abre nossos olhos espirituais e nos  infunde Seu Espírito de Vida eliminando nossa terrível CULPA através da JUSTIFICAÇÃO; (3) CONVERSÃO - através da FÉ e do ARREPENDIMENTO abraçamos a oferta de salvação de Deus por intermédio de Cristo; (4) SANTIFICAÇÃO - começa então um longo e maravilhoso PROCESSO de crescimento espiritual em que o Espírito de Deus vai nos moldando à semelhança de Cristo Jesus.

Note como tudo isso revela um PROCESSO de crescimento. Chamamos esse processo de SANTIFICAÇÃO ou EDIFICAÇÃO. Isso é o que o apóstolo Pedro chamou de “crescer na GRAÇA e no CONHECIMENTO do nosso Senhor Jesus Cristo”. 

Deus espera que você cresça! E crescer significa você se deixar transformar pelo Espírito gerando Seu Fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. (Gl 5:22). Significa não estacionar na INFÂNCIA ESPIRITUAL e seguir na direção da MATURIDADE espiritual. onde os frutos ficam evidentes e disponíveis.

Sabemos que estamos CRESCENDO, quando estamos menos preocupados em RECEBER e mais preocupados em se DOAR. Também identificamos nossa EDIFICAÇÃO quando distinguimos o VALOR das coisas ETERNAS, das distrações PASSAGEIROS do mundo em que vivemos.

Agora que você já sabe quais são algumas evidências do crescimento espiritual, é hora da avaliação:

  • O que preciso MUDAR em minha vida?
  • O que preciso INCLUIR na minha vida de forma que estimule meu crescimento?
  • O que preciso RETIRAR da minha vida que esteja impedindo meu crescimento?
  • O que preciso TRANSFORMAR de tal sorte que o FRUTO do Espírito seja evidente em mim?

#QuemAmaSeEnvolve  - De seu pastor em serviço


EMANOEL FLORÊNCIO MANNÔ