domingo, 3 de dezembro de 2017

DEVOCIONAL #05 - ABRE MEUS OLHOS; DESTAPE MEUS OUVIDOS!

"A quem enviarei? Quem irá por nós? (Isaías 6.8)

Além do apóstolo João e sua experiência extática de adoração relatada no Apocalipse, também temos a experiência de adoração do profeta Isaías. Está relatada no capítulo 6 do livro que leva seu nome. 

Da mesma forma que João, o profeta Isaías tem uma visão do céu em uma época em que a situação, tanto sua como de seu povo, beirava o caos. 

Parece que o profeta se ressentia de perder alguém como o rei Uzias que lhe podia conferir uma certa segurança. Então, ao invés que “enxergar” o trono do rei humano, o que Isaías vê é o próprio Deus assentado sobre seu o trono, ladeado por uma espécie de anjos chamada de Serafins, cuja função era proclamar continuamente a admirável Santidade do Deus Altíssimo!

Isaías VÊ Deus naquele grande espetáculo celestial de adoração, mas parece não OUVIR Deus. Enquanto apenas vê o que está acontecendo, ele só consegue enxergar sua própria condição de impureza e as mazelas do seu próprio povo: “Ai de mim, que sou como meu povo: gente espiritualmente impura”!

Até que seus lábios são tocados por um anjo. Seus lábios são tocados, mas são os seu OUVIDOS que são abertos! E o que Isaías ouve? Ele ouve um CHAMADO: “Quem enviarei? Quem irá por nós? E então Isaías responde: “Eis-me aqui. Envia-me!”

Eis aqui outra experiência transformadora de adoração. Enquanto Isaías não tem seus OUVIDOS destapados para ouvir o CHAMADO de Deus, tudo o que ele faz é RECLAMAR! Reclama de si mesmo, reclama do seu povo, enfim, Isaías é um "poço de reclamação" e só consegue enxergar ERROS em tudo e em todos, mas não consegue perceber que ELE MESMO precisava se POSICIONAR para ser o instrumento de Deus para mudar o que precisava ser mudado!

No meio da adoração, ao responder SIM ao chamado de Deus, Isaías tem uma outra surpresa: o tipo de mensagem que deveria profetizar. Sua mensagem não teria boa aceitação. Ele é exortado por Deus a não temer a rejeição por causa da cegueira e surdez espiritual de seu povo. Ao saber disso, Isaías interpela Deus e diz: “Mas até quando, Senhor, será assim”?

Então Deus esclarece à Isaías o que Ele requer na adoração. Deus não requer “resultados, performances, espetáculos, etc. Isso os seres celestiais podem produzir de modo incrivelmente competente e santo. O que Deus pede a Isaías, e também a nós, é FIDELIDADE ao CHAMADO para a missão. Deus é adorado quando permanecemos FIÉIS ao nosso chamado, ao invés de ficar proferindo LAMÚRIAS intermináveis sobre a condição nossa, de nossa gente, enfim, do mundo!

Que o Senhor Deus, além de nos abrir a visão, destape nossos ouvidos para que ouçamos Sua voz nos convocando à cumprir nosso chamado no mundo. Para isso, é necessário refletir:

  • O que preciso MUDAR em minha vida?
  • O que preciso INCLUIR nos meus hábitos de vida?
  • O que preciso RETIRAR da minha
  • O que preciso TRANSFORMAR na minha vida?

#QuemAmaSeEnvolve. De seu pastor em serviço

EMANOEL FLORÊNCIO MANNÔ