quinta-feira, 3 de julho de 2014

Devocional#18 - A SAÚDE DOS RELACIONAMENTOS NOS 10 MANDAMENTOS (II)


Frase para reflexão:
Na nossa jornada de cumprimento da missão, além do nosso próprio engajamento, precisamos tanto de Deus, como também precisamos de pessoas. “
E. F. Mannô

Você já sabe que o Deus da Bíblia é o Deus dos relacionamentos. Ele ama a comunhão. Sabe também que os 10 mandamentos nos foram dados como regras de relacionamento saudáveis revelando a vontade de Deus para o nosso bem.

Sabe ainda que os quatro primeiros mandamentos estabelecem as bases do relacionamento do homem com Deus, revelando a exclusividade, a integralidade, a sacralidade e a santidade dos relacionamentos.

Mas e os outros seis mandamentos restantes, do que tratam? Tratam justamente da qualidade dos relacionamentos entre os seres humanos, isto é, entre você e as outras pessoas. Quais são eles?
  

5.   Honra teu pai e tua mãe. Indica o quanto o respeito é o esteio dos relacionamentos. Eis um mandamento com promessa automática de longevidade. Respeito é marca dos relacionamentos saudáveis. Quem quer respeito precisa aprender a respeitar, sobretudo quando se trata de uma autoridade outorgada pelo próprio Deus, como é a dos pais.

6.   Não matarás. Indica apreço total pela vida. Nada pode justificar o fato de alguém ceifar a vida do outro. Trata-se da não-banalização da vida, posto que ela é sagrada e tem um valor intrínseco. Doá-la e tirá-la pertence somente a Deus. Nenhum ser humano está autorizado a fazê-lo.

7.   Não adulterarás. Indica que aquilo que foi originariamente estabelecido por Deus não pode ser deturpado. A originalidade dos relacionamentos não pode ser aviltada, desonrada, adulterada; seja pelos pecados sexuais, pelos pecados religiosos, pelos pecados sociais ou pelos pecados pessoais.

8.   Não furtarás. Indica que relacionamentos saudáveis são baseados no contentamento, isto é, em não querer aquilo que não me pertence.

9.    Não darás falso testemunho. Indica o amor pela verdade nos relacionamentos e a abominação da mentira, posto que a verdade liberta, enquanto que a mentira escraviza.

10.   Não cobiçarás. Indica que a diversidade humana tem origem no próprio Deus e que cada um deve aprender a viver com o senso de suficiência, cuidando do que possui sem cair na armadilha das comparações.

Note que, se os quatro primeiros mandamentos dizem respeito ao relacionamento de cada um de nós com Deus, os seis mandamentos subsequentes dizem respeito ao relacionamento entre nós e as outras pessoas.

Se o relacionamento entre o homem e Deus se baseia nos princípios de exclusividade, integralidade, sacralidade e santidade, o relacionamento entre os seres humanos se baseia em princípios como respeito, não-banalização, originalidade, contentamento, verdade e diversidade.

Relacionamentos saudáveis entre pessoas são sustentados por esses seis pilares!

Os quatro mandamentos iniciais, que versam sobre o relacionamento do homem com Deus, somados aos seis mandamentos subsequentes, que dizem respeito ao relacionamento entre os seres humanos, garantem a integralidade e a plenitude da vida.

Ignorá-los é flertar com a dor, o sofrimento e a morte. Observá-los é construir relacionamentos fortes e sadios em todas as dimensões e experimentar a plenitude da vida.

Não é difícil entender porque o Deus da Bíblia é o Deus dos relacionamentos e ama a comunhão, não é mesmo?

© Emanoel Florencio Mannô
________________________
Oração

Querido Deus, muito obrigado por nos criar à sua imagem e semelhança. Obrigado por ser esse Deus de amor que se relaciona comigo, obrigado por me criar também dessa forma. Ajude-me a compreender que os dez mandamentos servem mais para me ensinar a viver melhor contigo, com as outras pessoas e comigo mesmo, do que um conjunto de regras que devo seguir para depois “banganhar”. Ensina-me o valor dos relacionamentos saudáveis e o quanto vivendo assim posso cumprir com minha missão de vida ainda melhor. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.