quarta-feira, 9 de julho de 2014

Devocional#23 - CRIADOS PARA FAZER COISAS BOAS


Texto para memorização:
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. 
Efésios 2.10

Olhando para a atual situação do mundo, com tanta maldade, injustiça e sofrimento, parece difícil acreditar que o ser humano seja capaz de fazer o bem, e fazê-lo naturalmente, sem que haja algo que o obrigue a fazê-lo.

De fato há muita coisa ruim no mundo, mas isso não tem a ver nem com a vontade nem com o plano de Deus. É o resultado da queda moral e espiritual do homem, que tornou-se incapaz de fazer o bem por conta própria.

Mas esse não foi e nem é o projeto de Deus para o ser humano. Desde a criação, o plano de Deus era compartilhar seus atos de bondade com sua criação, de modo geral, e com o homem, em particular.

Veja o que diz Paulo, o apóstolo: Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos”. (Ef 2.10)

Há algumas afirmações poderosas aqui. Primeiro, não temos origem numa criação espontânea da matéria. Temos um criador, Deus, que nos criou para um propósito.

Qual propósito? Fazermos boas obras! Esse é o propósito. Se não estamos fazendo coisas boas no mundo, mesmo que também não estejamos fazendo coisas ruins, estamos faltando com a nossa missão e incorrendo no pecado da omissão.

Não basta não fazer coisas ruins; é preciso fazer o bem, e bem feito. Foi para isso que fomos criados!

Deus colocou você dentro de um contexto geográfico, cultural, familiar, comunitário e pessoal, imagina para quê? Para que nesse contexto você refletisse a imagem de Deus no mundo e produzisse coisas boas, isto é, boas obras. Se você não está fazendo isso, trata-se de um sério “desvio de função”.

E tem mais, ele preparou todo esse contexto antes para você poder servir. Nada na sua vida, nem as coisas mais negativas, pegou Deus de surpresa. Até que você descubra isso, sua vida será um constante correr para todos os lados, sem que você se sinta realizado e em paz consigo mesmo, com o mundo, e com Deus.

Porém, quando você aprende a descansar na soberania de Deus, você deixa de brigar com a vida, com você mesmo, e com os outros, isto é, você melhora os seus relacionamentos e não desperdiça suas energias.

Considere isto: é possível que você esteja fazendo um monte de coisas, mas que isso tenha pouco a ver com Deus, ou até mesmo nada a ver com Deus. Inclusive podem ser coisas bem interessantes!

A Bíblia diz no livro do Eclesiastes que os homens correm atrás do sucesso e realização por causa da inveja e da competição, mas que isso tudo é ilusão; é como correr atrás do vento”. (Ec 4)

Veja: se você contratasse um empregado para entregar 100 peças urgentes ao seu cliente e ao final do tempo determinado ele chegasse para você e dissesse: olha, eu não fiz as peças, mas eu fiz algo interessante, eu dei um belo banho no seu carro”. Como você reagiria? Frustrado, não é?

Por quê? Porque a missão da pessoa que você contratou, não era lavar o carro - embora isso não fosse ruim - mas produzir as 100 peças com urgência.

Por vezes nos relacionamos com Deus desse modo. Queremos justificar para Deus porque estamos fazendo o que estamos fazendo com a nossa vida e, nesse afã, nem percebemos que estamos em um sério “desvio de função” sendo aprisionados por coisas como dinheiro, pressão, controle e tantos outros males.

Então, como está a sua vida? Será que não está na hora de checar se há algum “desvio de função”, ainda que seja para fazer coisas interessantes?
 ________________________
Oração
Querido Deus, muito obrigado pelo exemplo de vida que temos a partir de Jesus Cristo, ele sim é nosso paradigma de como devemos viver nessa sociedade dos homens. Ajude-me compreender a prática que Ele tinha e que eu possa viver também com um estilo de vida de serviço. Ensina-me a compreender a partir das escrituras que eu fui criado para fazer coisas boas e quando assim o fizer estarei cumprindo o meu chamado como cristão. Ajude-me a sinalizar os valores do Teu reino nesse mundo, através da mensagem do evangelho e do serviço amoroso de cuidado às outras pessoas. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.