domingo, 6 de julho de 2014

Devocional#21 - O CORDÃO DE TRÊS DOBRAS E A TRINDADE



Texto para memorização:
Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade”. 
Eclesiastes 4.12

O livro do Eclesiastes é um dos livros mais belos, intrigantes e sábios da Bíblia Sagrada. Nele vemos os relacionamentos ganhando uma incrível proeminência.

Em um mundo onde se busca freneticamente fama, dinheiro e poder, o sábio do Eclesiastes chega à conclusão que tudo isto não passa de algo vazio e sem sentido, quando comparado aos verdadeiros valores da nossa existência.

E que valores são esses? Aquilo que construímos durante a vida e chamamos de relacionamentos de comunhão. Veja a beleza da poesia e da sabedoria:

“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas”.

“Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade”. (Ec 4.9,12)

Assim como a Bíblia apresenta o Deus Altíssimo como um único Deus, mas que se manifesta através da eterna trindade: Pai, Filho, e Espírito Santo, o Eclesiastes estabelece a solidez dos relacionamentos também no contexto de uma tríade, o cordão de três dobras.

Eis aqui um bom modelo para relacionamentos saudáveis.

primeira dobra representa a relação entre você e Deus. Esse relacionamento precisa evidenciar as virtudes do Espírito como o amor, a alegria, e paz, cuja fonte é o próprio Deus.

segunda dobra representa a relação entre você e as outras pessoas. Esses relacionamentos precisam fluir paciência, amabilidade e bondade, não permitindo qualquer rachadura no seu estado de comunhão.

terceira dobra é a relação entre você e você mesmo, isto é, quando a fidelidade, a mansidão e domínio próprio, produzem harmonia interna.

Quando cuidamos simultaneamente dessas três dimensões dos relacionamentos, jamais experimentamos rupturas definitivas na comunhão; ao contrário, cada vez mais o poder da comunhão se revela através de relacionamentos mais fortes e saudáveis.

Faz parte da sua missão de vida fortalecer os laços de comunhão nos relacionamentos! Com quem? Com Deus, com as outras pessoas e consigo mesmo.

Nunca se isole! Não se torne um “estranho” para Deus, para as outras pessoas, e inclusive para você mesmo.

Ninguém consegue cumprir a missão sozinho. Além da nossa própria disposição e engajamento, precisamos de Deus e também precisamos das outras pessoas!

Há um poder espiritual na comunhão que é mais forte do que qualquer coisa nesse mundo. Jesus disse: Se vocês estiverem em mim, e as minhas palavras estiverem em vós pedireis TUDO e vos será feito”. (João 15.7)

Você não abriria mão de algo tão poderoso, não é mesmo?
________________________
Oração

Querido Deus, muito obrigado por nos criar à sua imagem e semelhança. Obrigado por ser esse Deus de amor que se relaciona comigo, obrigado por me criar também dessa forma; um ser relacional. Ajude-me compreender essa tríade de relacionamento ensinada no livro de Eclesiastes. Ensina-me a ter um relacionamento saudável contigo, com as pessoas e comigo mesmo. Ajude-me a praticar esse Fruto do Espírito em todas as esferas da vida, em todos os ambientes e nos vários momentos. Ensina-me a encarnar, assim como Jesus o fez, o Fruto do Espírito no viver diário, para que o Seu reino venha ser sinalizado nesse mundo através da minha vida. Ajude-me ser mais parecido com Cristo diariamente. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.