segunda-feira, 14 de julho de 2014

Devocional#29 - A BARREIRA ENTRE DEUS E OS HOMENS


Texto para memorização:
“Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o espírito. Naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo.”
                                  Mateus 27.50-51

Se a nossa missão de vida no mundo é tornar conhecido o Reino de Deus, fazendo conhecida Sua vontade para o ser humano; se a mensagem desse reino é o evangelho, que é a boa notícia de Deus de que é possível uma nova vida através de Jesus Cristo, tendo ele como Salvador e Senhor; se o cumprimento da missão exige o fortalecimento dos relacionamentos, porque ninguém pode cumprir a missão de vida isoladamente; se o serviço em amor a Deus e às pessoas é a marca ou o estilo de vida dos cidadãos do Reino de Deus, então o que é o sacerdócio?

Sacerdócio é o ofício do sacerdote. É aquilo que faz o sacerdote, assim como a medicina é o ofício do médico.

E o que fazia o sacerdote nos tempos bíblicos? Ele era escolhido dentre o povo para se santificar e assim poder oferecer os sacrifícios a Deus pelo pecado do povo. Somente os sacerdotes estavam autorizados a se aproximarem do lugar santo e oferecer sacrifícios a Deus pelo perdão dos pecados dele e do povo.

Era uma pessoa divinamente consagrada para representar o homem diante de Deus. Nesse sentido o sacerdote era uma espécie de representante do povo perante Deus, cumprindo um papel de mediador entre os homens e Deus.

Na realidade, tanto o profeta quanto o sacerdote tinham um papel de medição, o de representantes dos homens perante Deus. O profeta falava da parte de Deus aos homens, enquanto o sacerdote falava da parte dos homens à Deus.

O profeta trazia a mensagem de Deus aos homens. O sacerdote levava à Deus as necessidades humanas. Exercer o sacerdócio, era consagrar-se a Deus para oferecer sacrifícios pelo pecado do povo.

Mas porque o sacerdote oferecia sacrifícios à Deus em nome do povo? Porque a santidade de Deus não podia conviver com o pecado humano. Aliás, havia uma sentença de Deus: “a alma que pecar, essa morrerá”. (Ez 18.4)

Para que isso não ocorresse, era necessário que um animal puro fosse sacrificado no lugar do pecador. A pessoa que oferecia o animal, era identificava com ele, e então sua culpa era transferida para o animal, que era sacrificado. De certa forma, o sangue do animal era o preço pago pela culpa e pelo pecado. Sinteticamente, esse era o sistema sacrificial do Antigo Testamento. E era o sacerdote, e somente ele, que oficiava esses sacrifícios.

Essa era a barreira entre Deus e os homens. De um lado, o Deus três vezes santos, e de outro o lado o homem, pecador por natureza. Como solução provisória e como meio precário dessa desavença, estava o sacrifício que poupava a vida humana, mas implicava no sacrifício do animal como oferta pela culpa. E o sacerdócio era essa atividade de representar as necessidades humanas diante de Deus.

Mas quando Jesus foi à cruz e ofereceu-se em sacrifício pela humanidade, o “véu do templo rasgou-se em duas partes, de alto a baixo”como símbolo de que, a partir de então, a barreira que separava os homens e Deus estava definitivamente eliminada.

No sacrifício de Cristo, a justiça de Deus foi satisfeita e o pecado dos homens expiado, derrubando a barreira e tornando possível a reconciliação dos homens com Deus. Portanto, celebre! Não há mais separação entre você e Deus!


© Emanoel Florencio Mannô
________________________
Oração
Querido Deus, muito obrigado pelo sacrifício de Cristo na cruz. Sei que por mim mesmo não poderia fazer nada para estar diante de Ti de uma forma correta. Sei pela Tua palavra que por muito tempo foi necessário um mediador entre o homem e Deus, e que, por conta da queda humana o homem pecador não poderia ter acesso direto à um Deus santo. Sendo assim, ensina-me a compreender a grande benção dos vários efeitos do sacrifício de Jesus Cristo na cruz, pela qual, hoje, podemos ter acesso direto à Ti. Muito Obrigado! Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.