sábado, 19 de julho de 2014

Devocional#33 - RELACIONAMENTOS HORIZONTAIS


Texto para memorização:
“Não há mais judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.”
Efésios 3.28


A nova aliança em Cristo fez emergir uma importante característica entre os seguidores de Jesus: a interdependência.

No exercício do sacerdócio universal não dependemos mais de sacerdotes intermediários entre nós e Deus, mas dependemos cada vez mais uns dos outros.

Amar uns aos outros, cuidar uns dos outros, servir uns aos outros, suportar uns aos outros, orar uns pelos outros, compadecer-se uns dos outros, chorar com os que choram, alegrar-se com os que se alegram; tudo isso é o que ensina o Novo Testamento como marca dos discípulos de Jesus dentro da nova aliança.

À essa interdependência chamamos mutualidade, isto é, quando um grupo de pessoas se unem para prestar ajuda mútua e solidária. Nesse ambiente comunitário o uso dos dons assume um papel central, posto que todos se encorajam e experimentam a força da comunhão em tudo o que fazem.

Isto quer dizer que você precisa de outras pessoas e outras pessoas precisam de você. O nome disso é comunidade. E na comunidade os relacionamentos são horizontais, isto é, todos têm a mesma importância porque todos compomos um corpo: o corpo místico de Cristo.

Em um corpo, não faz sentido perguntar quem é o mais importante porque precisamos de todos os órgãos e, portanto, tudo no corpo é importante. A diferença está apenas nas responsabilidades das funções. Cada um precisa fazer a sua parte para que o corpo desfrute de saúde plena.

Na vivência do sacerdócio universal de todos os cristãos, deixamos de ter necessidade de sacerdotes, para dependermos ainda mais uns dos outros. Agora, os relacionamentos humanos não são mais verticais, isto é, de cima para baixo. Agora os relacionamentos são horizontais, lado a lado, de forma cooperativa.

Precisamos de todas as pessoas e de todos os dons. Precisamos de gente que pregue, ensine, visite, contribua, acolha, cuide das crianças, dos velhos, dos doentes, dos necessitados, enfim, precisamos de cada um e de todos.

No corpo de Cristo todos estão autorizados e comissionados a servir, cada um conforme sua vocação, sem intermediários e sem hierarquias, tendo apenas Cristo como cabeça e o amor como vínculo da paz.

Exercer o sacerdócio universal não é coisa de pastor; é coisa de cada discípulo de Jesus. É por isso que somos a comunidade do reino e a comunidade dos dons, onde todos exercem o sacerdócio e estão aptos a oferecer sacrifícios de louvor a Deus, servindo em suas vocações.

Você é a resposta de Deus para a dor, a solidão e a fraqueza de outra pessoa. E alguém será a resposta de Deus para sua dor, sua solidão e sua fraqueza. Nesse ambiente de comunidade nos encorajamos e o poder e amor de Deus se manifestam conforme as palavras de Jesus: Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome ali estarei!”

Quando todos seguem a verdade em amor, o corpo de Cristo se edifica a si mesmo. Vamos nos tornando sacerdócio real, isto é, um reino de sacerdotes, a comunidade dos que servem em amor, com os dons, em comunhão, provendo cura em nome de Jesus.

Isso define nosso papel no mundo; define a nossa missão. Vamos nos conscientizando de que, como igreja, o propósito que Deus tem para nós não é ser mais uma instituição religiosa, nem um auditório dominical para que alguém venha cumprir seus deveres religiosos.

Nossa missão é ser uma comunidade, isto é, um lugar em que fazemos da nossa vida algo comum a todos. Um lugar em que cuidamos uns dos outros, vivendo relacionamentos horizontais, tendo Cristo como centro da vida.

© Emanoel Florencio Mannô
________________________
Oração
Querido Deus, muito obrigado pelo sacrifício de Cristo na cruz. Sei que por mim mesmo não poderia fazer nada para estar diante de Ti de uma forma correta. Sei que sempre foi necessário um mediador entre o homem e Deus. Sendo assim, obrigado por nos escolher, em Cristo Jesus, para que tenhamos um relacionamento direto contigo, sem mediadores humanos. Ajude-me praticar a minha responsabilidade nessa terra; sendo responsável pela minha vida espiritual, pelo cuidado com meu irmão, pelo mandato de sinalizar o Seu reino em todas as áreas da vida, ou seja, por nos incluir num reino de sacerdotes. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.