terça-feira, 1 de julho de 2014

Devocional#15 - CUMPRIR A MISSÃO INCLUI FORTALECER OS RELACIONAMENTOS


Texto para memorização:
“É melhor serem dois do que um...um cordão de três dobras não se rompe facilmente. ” 
Eclesiastes 4.9-12
  
Estamos em uma jornada chamada #IMERSÃO NA MISSÃO, que são 35 dias dedicados ao crescimento na graça e no conhecimento do Senhor e o despertamento do nosso senso de missão, através de 5 tópicos: MISSÃO, EVANGELHO, RELACIONAMENTO, SERVIÇO e SACERDÓCIO.

Estamos buscando, com a ajuda do Espírito, despertar o senso de missão entre nós, para que conhecendo a vontade de Deus, possamos trazer todos os aspectos da vida para dentro do Reino de Deus. Nossa família, trabalho, dinheiro, relacionamentos, saúde, lazer, enfim, tudo o que diz respeito à integralidade da vida.

Depois de refletirmos sobre o significado da MISSÃO e do EVANGELHO como sua mensagem, agora a nossa ênfase será: RELACIONAMENTO – Fortalecendo os laços da comunhão.

Porque na nossa jornada de cumprimento da missão, além do nosso próprio engajamento, precisamos tanto de Deus, como também precisamos de pessoas. Isso implica dizer que precisamos desenvolver relacionamentos fortes e saudáveis, sob pena de comprometer o sucesso da nossa missão.

A Bíblia vai deixar bem claro a força dos relacionamentos, isto é, a força da comunhão, dizendo no livro do Eclesiastes que: “é melhor ter companhia do que estar sozinho porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de 3 dobras não se rompe com facilidade. ” (Eclesiastes 4.9-12)

Tudo isso é relacionamento. Deus nos criou seres relacionais, ou seja, dependemos da interação humana, do convívio, da troca de experiências, do cuidado mútuo, do compartilhamento, em suma precisamos de comunhão.

O poeta disse: é impossível ser feliz sozinho, e ele estava certo. Não só é impossível ser feliz sozinho, como é impossível cumprir a missão sozinho.

Precisamos da nossa própria disposição, precisamos de Deus e também precisamos das outras pessoas. Se uma destas dimensões do relacionamento falhar, nossa missão de vida pode estar severamente comprometida. Aliás, ela estará fadada ao fracasso.

Deus nos criou seres sociais; dependemos dos relacionamentos assim como dependemos do ar e outros elementos vitais para a sobrevivência.

O Deus da Bíblia é o Deus dos relacionamentos. Desde a criação, Deus já age em comunidade: a comunidade da Trindade. Tudo o que faz, faz a partir de um Conselho: o Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo.

Inclusive é através da decisão desse conselho que o homem é formado: “façamos o homem à nossa imagem e semelhança”. É a trindade relacional agindo em um santíssimo relacionamento de amor pela humanidade.

Se somos feitos à imagem e semelhança do Deus criador, e esse criador é um único Deus, mas que se manifesta em três pessoas em um relacionamento de eterna harmonia e perfeição, então precisamos estar conscientes de que cumprir nossa missão de vida inclui necessariamente o desenvolvimento e o fortalecimento de relacionamentos saudáveis.

Não por acaso somos ensinados pelo apóstolo João, o apóstolo do amor, que a prova de que amamos a Deus é prática de atos de amor ao nosso semelhante.

De fato, juntos nós somos melhores e mais fortes!

© Emanoel Florencio Mannô
________________________
Oração

Querido Deus, muito obrigado por nos criar à sua imagem e semelhança. Ainda não tenho completa ideia do que significa ser criado dessa maneira, mas sei que essa é uma boa notícia para mim. Ensina-me a compreender e viver a profundidade e valor dos relacionamentos saudáveis que o Senhor sinaliza nas Escrituras. Ajude-me a viver comunitariamente para honrar o Teu nome, assim como Jesus orou indicando que o Pai que está no céu é NOSSO! Ensina-me viver sinceramente na Comunidade local e no pequeno grupo. Ajude-me viver a missão cristã junto com meus irmãos! Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.