terça-feira, 15 de julho de 2014

Devocional#30 - JESUS E O CUMPRIMENTO DO ANTIGO SISTEMA SACERDOTAL


Texto para memorização:
“Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.
João 1.29

É impressionante como Deus se utilizou do antigo sistema sacrifical hebraico/judaico para educar a nação de Israel sobre a santidade de Deus e também sobre as sérias consequências do pecado.

Termos e conceitos como pecado, lei, sacrifício, sacerdote, expiação, perdão, redençãosantificação, passaram a fazer parte da vida da nação. Era Deus preparando a consciência da nação para a chegada de Jesus ao nosso mundo, e alertando para a grandeza do significado dessa vinda.

Quando João Batista, na Palestina de dois mil anos atrás, aponta para Jesus e diz: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, os judeus de sua época sabiam perfeitamente do que ele estava falando, porque conheciam o sistema sacrificial antigo.

Então vem Jesus e adentra nosso mundo, vive uma vida irretocável de obediência e santidade, cumpre integralmente sua missão redentora, e se entrega à morte de Cruz, se identificando com aquele cordeiro que levava sobre si os pecados e culpas do povo e que era morto para que se cumprisse a justiça de Deus.

Ele vai à cruz, e lá ele dá a sua vida pelos pecados da humanidade, e ao fazer isso, de modo definitivo e perfeito - porque era isento de pecados -, Deus estabelece uma nova aliança com os homens tendo o sangue (vida) de Jesus como pagamento pela culpa.

Eis as belas palavras de Cristo registradas em Hebreus 10: Sacrifícios, ofertas, holocaustos e ofertas pelo pecado não quiseste, nem deles te agradaste, (os quais eram feitos conforme a lei mosaica). Aqui estou, vim para fazer a Tua vontade”. Diz ainda o autor de Hebreus“Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas”.

Com o sacrifício de sua própria vida, Jesus cumpre e substitui o antigo sistema sacrificial, inaugurando novo sacerdócio: o sacerdócio universal dos crentes. Para aqueles que creem em Jesus, suas culpas são transferidas e expiadas em Jesus, da mesma forma como a culpa de alguém era transferida para o animal a ser sacrificado no antigo sistema.

Mas a história da redenção não para por aí. Diferentemente dos sacrifícios do Antigo Testamento, Jesus não ficou preso ao túmulo e à morte. Na verdade a morte não pode detê-lo porque ele não tinha pecados, porque só pode haver morte se há o pecado. Sem o pecado, a morte perde o seu poder.

Por isso a Bíblia diz triunfalmente que Jesus venceu a morte! Deus o ressuscitou dos mortos, e ao ressuscitar, Jesus cumpre e substitui o antigo sistema sacerdotal/sacrificial, tornando-se agora Ele mesmo o nosso Sumo Sacerdote, eliminando a barreira que nos separava de Deus Pai, e fazendo dos seus seguidores uma nação de sacerdotes que ministram diretamente a Deus, em Seu nome!

Por causa de Jesus, todo ser humano tem acesso direto a Deus sem intermediários. Não é preciso mais de sacerdotes oficiais, nem sacrifícios de animais, nem é necessário esperar uma vez por ano. Agora o caminho está livre para Deus. Não por acaso Jesus disse de si mesmo: Eu sou o caminho...”

Em outras palavras, não é mais necessário o sacerdote do Antigo Testamento porque agora todos os crentes são sacerdotes, e têm acesso livre a Deus para oferecer, não mais sacrifícios de animais, mas sacrifícios espirituais e ações de graça. E é exatamente isso que a Bíblia chama de sacerdócio universal de todos os cristãos. É o privilégio e liberdade de todo cristão estar diante de Deus em comunhão pessoal, por meio de Jesus Cristo, recebendo diretamente o perdão, sem a necessidade de recorrer a nenhum intermediário humano.

Como sacerdotes de um novo tempo, cada seguidor de Jesus pode oferecer diretamente a Deus seus sacrifícios de louvor e de ação de graças. Também exercendo o sacerdócio universal, eles auxiliam as outras pessoas em suas necessidades, ajudando-as e levando suas necessidades a Deus através da intercessão.

Tudo isso somente foi possível por causa do que Jesus fez. Por isso Jesus é o Salvador dos homens e também ganhou o direito de ser Senhor dos homens.

“Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai” (Fp 2.9-11)


© Emanoel Florencio Mannô
________________________
Oração
Querido Deus, muito obrigado pelo sacrifício de Cristo na cruz. Sei que por mim mesmo não poderia fazer nada para estar diante de Ti de uma forma correta. Sei pela Tua palavra que por muito tempo foi necessário um mediador entre o homem e Deus, e que, por conta da queda humana o homem pecador não poderia ter acesso direto à um Deus santo. Sendo assim, não teria outra coisa a lhe dizer nesse momento a não ser agradecê-lo por tão grande amor por mim. Muito Obrigado! Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.