domingo, 13 de julho de 2014

Devocional#28 - TANTO O QUERER QUANTO O REALIZAR


Texto para memorização:
“Pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.”
Filipenses 2.13

 Há um ditado muito conhecido que diz que “uma coisa é querer, outra é fazer”. Faz sentido! Há uma luta sendo travada dentro do coração humano em que o espírito luta contra os desejos da carne, e que mesmo pessoas da estatura espiritual do apóstolo Paulo reconheceram essa luta dentro de si

Diz ele: “No íntimo do meu ser tenho prazer na Lei de Deus; mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros. Miserável homem que sou! Quem me libertará do corpo sujeito à esta morte? (Rm 7.22-24)

Talvez você esteja refletindo nesse momento: “Poxa, eu já sei que eu tenho uma missão de vida. Sei também que essa missão tem uma mensagem que precisa ser compartilhada, o evangelho”.

“Também já sei que para cumprir a minha missão de vida eu preciso tanto de Deus como de pessoas, por isso devo fortalecer os relacionamentos, e que Deus me criou para fazer boas obras, do jeito dele, e com a motivação certa, e que Jesus é o meu modelo pra isso.”

Você já sabe de tudo isso, mas talvez se sinta apequenado diante da grandiosidade da missão e esteja pensando: “Mas Jesus era Jesus, ele era singular, era o Filho de Deus”!

Essa perspectiva está apenas parcialmente correta, porque embora Jesus fosse tudo isso, ele não venceu por causa disso. Veja esse texto surpreendente de Hebreus: Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte da salvação eterna para todos os que lhe obedecem”.

O que esse texto nos diz é que Jesus viveu plenamente sua humanidade, e se identificou completamente com a raça humana no seu sofrimento, vencendo todas as adversidades através da obediência irrestrita ao Pai, e não através do seu poder. Em outras palavras, Jesus venceu pelo amor obediente e não pelo poder!

E esse é o caminho a ser trilhado pelos seguidores de Jesus, cujo sucesso depende do revestimento do Espírito Santo; é ele que nos santifica o coração e mente, fortalecendo o espírito e subjugando os impulsos da carne.

Eis a garantia do próprio Jesus: Eu vos dou o Espírito Santo”. “Ele vos conduzirá a toda a verdade”“É Ele quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar”.

Deus espera apenas que tomemos uma posição afirmativa diante dele. A partir daí, Ele nos reveste com o Espírito Santo, que nos capacita a cumprir a missão.

Se fizer isso, não somente sua missão se tornará possível, como também prazerosa. É isso que vemos na vida do apóstolo Paulo. Sua vida é um exemplo extraordinário.

Quando chega ao final de sua vida, em vez de amargurado, ele diz uma frase que revela sua completa saúde emocional, psíquica e espiritual: Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé”.

E diz mais: Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas a todos os que amam a sua vinda” (...).

A pergunta de Paulo, feita no início do texto, estava respondida: É Deus que opera em nós, tanto o querer fazer certo, quanto o efetuar a coisa certa!


© Emanoel Florencio Mannô
________________________
Oração
Querido Deus, muito obrigado pelo exemplo de vida que temos a partir de Jesus Cristo, ele sim é nosso paradigma de como devemos viver nessa sociedade. Ajude-me compreender a prática que Ele tinha e que eu possa viver também com esse estilo de vida. Ensina-me a ter o Espírito Santo como parceiro nas ações da vida, e que, de fato, ele possa ser o impulso tanto para o querer e para o efetuar. Me ajude a dedicar a vida àquilo que o Senhor me criou para viver a tal ponto que um dia eu possa declarar, assim como o apóstolo Paulo, que combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.