quarta-feira, 9 de julho de 2014

Devocional#24 - CRIADOS PARA VIVER UM ESTILO DE VIDA


Texto para memorização:
Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A Vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. “
Gálatas 2.20

Agora que você já está consciente de que foi criado para fazer boas obras, precisa também saber que Deus te criou para viver um estilo de vida.

O que significa isso? Significa que não basta você fazer a coisa certa; precisa fazer do jeito certo. Significa que Deus te criou, não só para fazer algumas coisas boas, mas fazê-las do jeito de Deus.

Deus colocou você no mundo, para que, junto com outras pessoas de bem, o amor, a paz e a justiça prevalecessem, impedindo que o mundo fique sem sabor e em trevas, por isso você foi chamado para ser sal e luz do mundo, praticando boas obras, encarnando a mensagem do evangelho.

Se você não está fazendo isso, não importa o que esteja fazendo, você está fazendo a coisa errada. Você não está fazendo aquilo para o qual Deus te criou e comissionou a fazer!

Em outras palavras, para além de fazer boas obras, Deus te chamou para viver um estilo de vida, porque somente assim é que você vai acabar internalizando, encarnando os valores do Reino de Deus, e então isso fluirá naturalmente de você.

Só é possível fazer as coisas do jeito de Deus encarnando um estilo de vida que revele ao mundo o jeito de Deus de viver a vida.

É extremamente constrangedor quando uma pessoa tentar mostrar ser alguém que de fato não é, ou quando alguém tenta convencer o outro de alguma coisa que não é a realidade em sua própria experiência.

Por exemplo: você compraria um tônico capilar de um careca?
Você compraria um programa de emagrecimento de um obeso?
Você aceitaria um cheque pré-datado de um mau político para depois da eleição?

Não, não é mesmo? Por que não? Porque o próprio estilo de vida da pessoa desautoriza a eficácia do que ela está oferendo; porque isso que a pessoa apresenta como bom, não se traduz em realidade em sua própria vida.

Quando se trata da nossa experiência espiritual também é assim. Não basta termos a mensagem certa. Há muitas mensagens ‘interessantes’ no ‘mercado’ religioso, que entram e saem de moda, sem que saciem a sede existencial do ser humano.

Para ser fidedignos, é necessário que essa mensagem encarne em nós de tal forma que se torne parte de nós, e que se traduza em um estilo de vida em que todos percebam que não somos apenas portadores de uma mensagem, mas hospedeiros dessa mensagem, isto é, ela está em nossas entranhas.

Não basta fazer a coisa certa; é preciso fazer do jeito de Deus. E o jeito de Deus é viver um estilo de vida em que as boas obras sejam o resultado natural daquilo que cremos, daquilo que é a nossa mensagem, daquilo que é a nossa missão de vida, enfim, daquilo que somos e experimentamos.

Então, que tal entrar na “academia de Deus” para queimar os excessos e desenvolver um estilo de vida saudável, o jeito de Deus de viver a vida?
 ________________________
Oração

Querido Deus, muito obrigado pelo exemplo de vida que temos a partir de Jesus Cristo, ele sim é nosso paradigma de como devemos viver nessa sociedade dos homens. Ajude-me compreender a prática que Ele tinha e que eu possa viver também com esse estilo de vida. Ensina-me a compreender que fui criado para fazer coisas boas e quando assim o fizer estarei cumprindo o meu chamado como cristão. Ajude-me a sinalizar os valores do Teu reino nesse mundo, através da mensagem do evangelho e do serviço amoroso de cuidado às outras pessoas, seja com minha vocação, dom ou habilidade. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.