sexta-feira, 4 de julho de 2014

Devocional#19 - JESUS E A PRÁTICA DOS RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS


Frase para reflexão:
Deus é relacional! Deus ama a comunhão! Aliás, o Deus Altíssimo só pode ser encontrado na comunhão dos relacionamentos. “
E. F. Mannô

Nos Dez mandamentos Deus estabelece como manter a alta qualidade dos relacionamentos para que possamos experimentar a plenitude e a integralidade da vida. Na realidade tais mandamentos não podem ser considerados um peso, posto que são a expressão do zelo de Deus pela vida.

Na plenitude dos tempos, quando Jesus chega à Palestina, ele entra na história humana e começa a mostrar na prática como é viver esses relacionamentos ensinados nos Dez Mandamentos.

Jesus de Nazaré foi um ser humano completo. Nele, não só sabemos como Deus é, mas também como o homem deve ser, isto é, para além de nos revelar o Pai, Jesus nos mostrou como ser um verdadeiro ser humano. Ele tornou-se o nosso modelo por excelência, e o propósito de Deus é formar o caráter de Cristo em todos aqueles que foram regenerados.

Jesus viveu toda a sua vida construindo e fortalecendo relacionamentos saudáveis.

Em algumas pessoas ele promovia a cura do corpo, em outras ele curava a alma abatida; já outros recebiam palavras de sabedoria, e outros ainda, eram terapeuticamente acolhidos pelo seu abraço.

Com Jesus era assim: ele sempre estava devolvendo alguém à vida!

Para Jesus, o que importava não era o que as pessoas tinham, seus títulos, seus bens. O que importava era quem elas realmente eram no mais profundo do ser.

Foi assim que Ele acolheu gente desprezada pela sociedade, gente esmagada pelos traumas, envergadas pelo sofrimento, sem reconhecimento social; mas era gente que tinha uma incrível disposição de coração para começar de novo.

E Jesus viu nelas uma espécie de diamante que só precisava ser lapidado para se tornar um ser humano precioso!

É por isso que Ele andava sempre perto de gente necessitada, gente marcada pela vida. Por que ele agia assim? Deixemos ele mesmo responder: “Eu não vim para os sãos, mas justamente para os doentes”.

Para Jesus o que importava não era o passado delas, mas o futuro!

Não foram poucas as pessoas que, após um encontro transformador com Jesus, se tornaram pessoas valorosas.

Gente como uma certa mulher samaritana da qual nem o nome conhecemos, de reputação duvidável, cuja vida pecaminosa revelava na verdade uma profunda sede de significado da existência. E Jesus saciou a sede da sua alma!

Gente como Zaqueu, um fiscal desonesto a serviço de Roma, odiado pelos seus conterrâneos, cujo isolamento de vida foi rompido pelo convite de Jesus; Zaqueu, é hoje o primeiro dia do seu futuro; vamos jantar juntos? ”

Gente como o ladrão da cruz, que viveu até o último momento de sua vida miserável para se descobrir um pecador e pedir de todo coração: Mestre, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino”. E Jesus se lembrou!

Porque Jesus agia assim? Porque Ele era o mestre dos relacionamentos. Ele era a própria encarnação dos mandamentos de Deus.

A verdade é que Jesus sempre se lembra de quem precisa de perdão e quer começar de novo. Ele não quer saber o que você tem, mas sobretudo quem você é no íntimo do seu ser, porque quem confessa os seus pecados e os abandona, alcançará misericórdia”.

Para esses sinceros de coração ele diz: Vinde a mim os cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei com um relacionamento de perdão e amor para viver uma nova vida!

Era assim que Jesus fortalecia os relacionamentos e formava laços de comunhão. É assim que ele espera que vivamos: gente que encarna os valores do Reino de Deus.

Vai aceitar o desafio?
________________________
Oração
Querido Deus, muito obrigado por nos criar à sua imagem e semelhança. Obrigado por ser esse Deus de amor que se relaciona comigo, obrigado por me criar também dessa forma; um ser relacional. Ajude-me na compreensão da relevância dos dez mandamentos para os relacionamentos humanos, no quanto posso ser uma pessoa mais sincera ao praticá-los. Ensina-me a encarnar, assim como Jesus o fez, os mandamentos no viver diário, para que o Seu reino venha ser sinalizado nesse mundo através da minha vida. Ajude-me a ser mais parecido com Cristo diariamente. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.