quinta-feira, 17 de julho de 2014

Devocional#32 - LIBERDADE E RESPONSABILIDADE


Texto para memorização:
Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus”.
               1 Pedro 2.16




Agora que você já sabe que o que se chama de sacerdócio universal de todos os cristãos é privilégio e liberdade de todo cristão estar diante de Deus em comunhão pessoal, por meio de Jesus Cristo, recebendo diretamente o perdão, sem a necessidade de recorrer a nenhum intermediário humano, precisa saber também algo muito importante: liberdade gera responsabilidade!

Eis a primeira implicação: você é responsável por você mesmo na sua jornada espiritual. Se o sacerdócio universal de todos os cristãos trouxe esse privilégio de acessar Deus diretamente, também nos fez responsáveis pela nossa condição espiritual.

Você não pode nem culpar alguém, nem creditar a alguém a sua situação espiritual. Seu relacionamento com Deus não é responsabilidade de ninguém a não ser você. Não depende de pastor, de padre, de bispo, de apóstolo, ou de qualquer outro intermediário.

Ninguém pode responder a Deus em seu nome. Há um relacionamento pessoal entre você e Deus que implica em privilégio e responsabilidade.

Agora, veja se tem sentido alguém dizer que está debaixo da cobertura espiritual de alguém, seja pastor, bispo, apóstolo, ou qualquer outro título eclesiástico.  Se todos fomos chamados ao sacerdócio universal, a única cobertura espiritual eficaz é estar coberto pelo sangue de Jesus.

Qualquer outra pretensa cobertura, não só é ineficaz, como é um estelionato, porque só Jesus é o mediador entre Deus e os homens.

Não se pode terceirizar a vida espiritual. Cada um de nós prestará contas a Deus daquilo que fez com a própria vida. O sacerdócio universal dos crentes abre possibilidades, mas também gera responsabilidades.

Vale lembrar o sábio conselho do apóstolo Pedro: Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus” (1Pe 2.16).

liberdade e responsabilidade resultantes do sacerdócio universal, traz à relevo um importante princípio da reforma protestante: podemos buscar a Deus toda hora, em todo lugar, através de tudo o que fazemos, isto é, em Cristo, somos sacerdotes de nós mesmos.


© Emanoel Florencio Mannô
________________________
Oração
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.