sábado, 12 de julho de 2014

Devocional#27 - FAÇA O QUE EU DIGO E FAÇA O QUE EU FAÇO


Texto para memorização:
“Ame ao Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração... E ame ao próximo como a ti mesmo”.
Mateus 22.37-39


Tudo o que está registrado nas biografias de Jesus, isto é, nos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, e também nos escritos de Paulo, Pedro e demais escritores do Novo Testamento, revelam conjuntamente uma coisa: Jesus era singular.

Esta singularidade de Jesus pode ser vista sob qualquer ângulo pelo qual analisemos a sua vida.

Veja: Jesus nunca escreveu um livro, também nunca ocupou qualquer cargo político, acadêmico ou de qualquer outra natureza, nunca saiu dos arredores de poucos quilômetros de onde nasceu, no entanto, sua mensagem entrou na história humana como um rio que não pode ser contido e que vai ganhando todos os espaços de forma única na história humana.

E qual foi o maior mandamento que Ele deixou aos seus seguidores? “Amem”! “Ame o Senhor teu Deus com todo o seu ser... E ame ao próximo como a ti mesmo”. Como uma mensagem aparentemente simples pôde ter tamanho desdobramento e influência na história?

A resposta é que Jesus não era alguém que tinha uma mensagem. Ele era a própria mensagem em forma humana. Ele não somente trouxera a Palavra de Deus; ele era a própria Palavra de Deus, e isso fica evidente na forma como sua vida tocou fundo o coração humano.

A autoridade de Jesus vinha do fato de que sua mensagem era acompanhada de ações e de exemplos que desconcertavam até mesmo os discípulos mais próximos.

Jesus não era um mestre da moral, que ficava entocado em algum lugar ditando regras sobre a vida: “faça isso; não faça aquilo”.

Com Jesus também não tinha essa de faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Ao contrário, com Ele a mensagem era: faça o que eu digo, mas também faça o que eu faço, porque eu faço certo e com a motivação certa que é zelar pela vida e glorificar o meu Pai”.

Quando Jesus quis ensinar como servir uns aos outros, ele não fez um discurso empolado. Ele foi lá e lavou os pés dos discípulos!

Quando Jesus quis ensinar sobre perdão e segunda oportunidade, ele não fez outro discurso. Ele acolheu e perdoou a contestada mulher Samaritana e o enrolado Zaqueu.

Quando ele quis ensinar sobre vencer as tentações, ele não falou sobre teorias. No hostil e solitário deserto, ele sentiu na própria pele o que é ser tentado pelo diabo.

E principalmente, quando ele pediu lealdade total aos seus discípulos, inclusive se preciso com a própria vida, ele não recorreu a qualquer outro subterfúgio. Ele foi e se entregou a morte, e morte de Cruz, por todos aqueles a quem amou!

Percebe a singularidade de Jesus? Ele foi um ser humano completo. Completamente íntegro! Sua mensagem era totalmente coerente com a sua prática de vida. O que ele ensinava, também praticava!

É por isso que Ele é o nosso modelo de vida e de cumprimento da Missão.

Jesus fazia a coisa certa. Mas não só isso; ele fazia a coisa certa do jeito certo. Mas não só isso; ele fazia a coisa certa, do jeito certo e com a motivação certa. Por isso a glória de Deus era vista entre os homens a partir de sua vida!

E o seu chamado para nós é que o imitemos em nossa conduta de vida. Fazendo isso você vai descobrir que de fato fora criado exatamente para isso. Estará sendo um instrumento de Deus no mundo, servindo a Deus e aos homens, e fazendo a coisa certa (servindo com boas obras), do jeito certo (como Jesus), e com a motivação certa (trazendo glória ao nome de Deus).


© Emanoel Florencio Mannô
________________________
Oração
Querido Deus, muito obrigado pelo exemplo de vida que temos a partir de Jesus Cristo, ele sim é nosso paradigma de como devemos viver nessa sociedade. Ajude-me compreender a prática que Ele tinha e que eu possa viver também com esse estilo de vida. Ensina-me a amá-lo de todo o meu coração, de toda a minha alma e de todo o meu coração. Que eu também possa ser uma pessoa que diga para as pessoas fazerem o que eu faço. Que através de mim o Seu reino seja sinalizado nesse mundo. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.