sábado, 5 de julho de 2014

Devocional#20 - O ESPÍRITO SANTO E SEU FRUTO NOS RELACIONAMENTOS


Texto para memorização:
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio...  “ Gálatas 5.22-23


Enquanto pisou o chão poeirento desse mundo Jesus viveu em perfeita obediência ao Pai, isto é, ele viveu a plenitude da vontade de Deus.

Jesus de Nazaré foi o único ser humano do planeta, em todas as épocas, que cumpriu cabalmente a Lei e a vontade de Deus.

No capítulo quatro do evangelho segundo Mateus, no conhecido capítulo da tentação de Jesus, fica claro que Jesus vence o Maligno, não com demonstrações de poder – embora pudesse fazê-lo e fora tentado a isso – mas porque se manteve em total e plena obediência ao Pai.

Suas respostas eram sempre precedidas de um acachapante: Está escrito...”

Jesus cumpriu a sua missão nesse mundo e voltou ao Pai, porém, antes de ir, Ele prometeu enviar um outro consolador. Quem era esse outro consolador? O Espírito Santo. Ele prometeu e cumpriu!

Mas quem é o Espírito Santo? Ele é a terceira pessoa da santíssima trindade. O Deus da Bíblia é um só Deus, mas manifesto em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

O Espírito Santo é o executor do que Deus deseja fazer nesse mundo, inclusive é ele que santifica os relacionamentos e os fortalece sobremaneira.

De que maneira o Espírito Santo forma em nós fortes laços de relacionamento, que chamamos de comunhão?

Bem, à medida que abrimos nosso coração e permitimos que o Espírito habite em nós, vamos desenvolvendo um relacionamento tão estreito, tão intenso, tão cheio de vida, que esse relacionamento gera um fruto, o Fruto do Espírito, que se manifesta através de nove virtudes ou qualidades, assim como a fruta mexerica é uma fruta só, mas possui vários gomos.

Que é o fruto do Espírito? É o resultado do nosso relacionamento com o Espírito Santo. E o que é que Ele gera em nós como fruto desse relacionamento? Bem, Ele gera:

- amor, alegria e paz.
- paciência, amabilidade e bondade.
- fidelidade, mansidão e domínio próprio.

Note que o fruto do Espírito é um só, mas se divide em nove partes. À soma ou totalidade dessas partes ou “gomos” chamamos AMOR!

Os três primeiros: amor-alegria-paz, é a manifestação devocional do amor. Tem a ver com o relacionamento entre você e Deus. Na verdade tanto a verdadeira alegria como a verdadeira paz são subprodutos do amor, que tem sua origem no próprio Deus. Sem amor, a verdadeira alegria e paz são impossíveis.

Os outros três: paciência-amabilidade-bondadeé o amor em movimento e tem a ver com o relacionamento entre você e as outras pessoas. A primeira virtude faz crescer a generosidade em você; a segunda inunda seu pensamento dessa generosidade; enquanto que a terceira é a generosidade expressa em atos.

Já o último grupo de três: fidelidade-mansidão-domínio próprioé o amor internalizado. Isso tem a ver com seu relacionamento interno: você com você mesmo. A primeira qualidade indica uma vida sem máscaras; a segunda indica a domesticação das nossas forças, enquanto a terceira indica a disciplina dos instintos.

Esse é o papel do Espírito Santo no mundo: santificar a vida e fortalecer os relacionamentos. Enquanto isso vai acontecendo no decorrer da vida, significa que o Espírito está gerando em nós o seu fruto: o Fruto do Espírito, que é o amor!

Então, como está a sua vida? Ela está frutificando?
________________________
Oração
Querido Deus, muito obrigado por nos criar à sua imagem e semelhança. Obrigado por ser esse Deus de amor que se relaciona comigo, obrigado por me criar também dessa forma; um ser relacional. Ajude-me a compreender a relevância do relacionamento com o Teu espírito como gerador do Fruto do Espírito em minha vida. Ensina-me a conviver com fidelidade contigo, com as outras pessoas e comigo mesmo. Ajude-me a praticar esse Fruto do Espírito em todas as esferas da vida, em todos os ambientes e nos vários momentos. Ensina-me a encarnar, assim como Jesus o fez, o Fruto do Espírito no viver diário, para que o Seu reino venha ser sinalizado nesse mundo através da minha vida. Ajude-me ser mais parecido com Cristo diariamente. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.