sexta-feira, 11 de julho de 2014

Devocional#26 - AMAR É SERVIR, SERVIR É AMAR


Texto para memorização:
“A atitude de vocês deve ser igual a minha, porque eu o Messias, não vim para ser servido, mas para servir, e dar a minha vida por muitos”.
                          Mateus 20.28

A Bíblia é pródiga em relacionar amor a serviço. Ela nos permite afirmar que quem ama, serve. Na realidade o serviço é a prova do amor. Veja essas palavras de Jesus: “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele". (Jo 14.21)

Veja também o que diz o apóstolo João: “Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade”. (Jo 3.18) Perceba ainda o que diz Pedro: “Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas”. (1Pe 4.10)

Todos esses textos enfatizam o fato de que você foi criado por Deus e colocado neste mundo para dar uma contribuição, não apenas para consumir. Deus o criou para fazer a diferença, demonstrando o seu amor por meio do serviço. Como ensina Rick Warren, ninguém que está neste planeta viaja de graça. Todos devemos dar a nossa contribuição. A Bíblia nos diz que fomos criados para servir, salvos para servir, recebemos dons para servir, fomos moldados para servir. Recebemos de Deus o mandamento para servi-lo.

Toda vez que Deus nos dá uma tarefa, primeiro nos equipa para cumpri-la. Deus o formou de um modo exclusivo, diferente de todas as demais pessoas no mundo, para um propósito. Esse propósito é servi-lo. O que é para você fazer, ninguém mais pode fazer! Veja, Deus fez você com características e ferramentas próprias para cumprir a sua missão. Deus o fez de um modo único e sua singularidade não é para seu próprio benefício.

Onde devemos usar os dons que recebemos de Deus? Servindo os outros! Seus talentos não são para seu benefício. Na realidade sua missão de vida é ser quem Deus planejou que você fosse. Ele lhe deu talentos e habilidades, deu-lhe uma história de vida e experiências, tudo enfim, para beneficiar outras pessoas, para você usar no serviço aos outros. Você quer saber por que está vivo? Essa é a razão. Você não foi colocado aqui apenas para ocupar espaço, consumir e passear de graça pela vida. Você foi colocado aqui para servir a Deus e o modo como você o faz é através do serviço às outras pessoas.

Algumas pessoas até querem servir a Deus, mas não querem servir aos outros. Mas você não pode agir assim. O único modo pelo qual você pode servir a Deus é servindo aos outros. Você serve a Deus servindo os outros. A Bíblia tem uma palavra para definir isso. É o que se chama de ministério. Porque no final das contas, o que importa não é quanto tempo você vive, mas como vive. O que importa não é a duração de sua vida, mas a doação dela.

Veja, nem todo cristão é pastor, mas todo cristão é um ministro. Ministério significa apenas usar minha maneira de ser para ajudar alguém, em nome de Deus. Toda vez que você usar seus talentos, suas habilidades, sua história de vida, suas experiências para ajudar alguém, sabe que nome damos à isso? Ministério. Sabe o que você é?  Um ministro! Na Bíblia, as palavras “serviço” e “ministério” são a mesma. Na Bíblia, “servo” e “ministro” são a mesma pessoa. Então, todos nós somos chamados de ministros. “Você é um ministro”. Toda vez que você usar seu talento para ajudar alguém, você está ministrando. Você está servindo.

Você foi criado para ser semelhante a Cristo e o que Cristo fez enquanto esteve aqui na terra?  Ele serviu. Note o que diz Mateus 20.28: “A atitude de vocês deve ser igual a minha, porque eu o Messias, não vim para ser servido, mas para servir, e dar a minha vida por muitos”. Escute bem, você pode fazer duas coisas com sua vida: você pode desperdiçá-la ou investi-la. O melhor uso de sua vida é o investimento no que vai durar para sempre. Um dia, você vai estar diante de Deus e ele vai lhe perguntar: o que você fez com o que eu lhe dei, os talentos, habilidades, história pessoal, experiências, liberdade, educação, experiências familiares? “

Eu espero que você possa responder: eu servi, eu cumpri aquilo que me destes como ministério”. Rick Warren nos ensina que ministério é demonstrar o amor de Deus aos outros, atendendo suas necessidades e curando suas feridas, em nome de Jesus. Cada vez que você está tocando a vida de alguém com amor, está ministrando à essa pessoa”.

Deus colocou você numa família para fazer boas obras lá, e com um propósito! Deus colocou você em uma carreira, profissão, negócio, para que as pessoas saibam como é exercer a vocação profissional do jeito de Deus. Isso faz parte da missão! Deus colocou você numa igreja local para servir em áreas e ministérios cujos dons ele já colocou em você, justamente para fazer boas obras. Deus colocou você em um bairro, cidade, país, num contexto cultural, justamente para que você sinalizasse o Reino de paz, justiça e alegria no espírito.

Quem ama, serve. Quem serve, faz isso porque ama. Jesus era assim, e os seus autênticos seguidores têm essa ambição: ser igual a ele! Quem ama serve!
________________________
Oração
Querido Deus, muito obrigado pelo exemplo de vida que temos a partir de Jesus Cristo, ele sim é nosso paradigma de como devemos viver nessa sociedade. Ajude-me compreender a prática que Ele tinha e que eu possa viver também com esse estilo de vida. Ensina-me que fui criado para amar e servir, e que, quando amo devo servir e no ato de servir estou amando. Ajude-me a ser um ministro nesse mundo para que através da minha vida, ações e escolhas eu possa sinalizar o Teu reino nesse mundo e dar glória a Ti. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.