quinta-feira, 17 de julho de 2014

Devocional#31 - UM REINO DE SACERDOTES


Texto para memorização:
“Vocês estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual, para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus por meio de Jesus Cristo”
                             1 Pedro 2.5

Desde tempos imemoriais Deus havia desejado formar um reino de sacerdotes. Ainda no tempo de Moisés, no monte Sinai, Deus diz aos israelitas: se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa”. (Ex 19.5-6)

Esse desejo é novamente manifesto nos tempos do profeta Isaías: Vocês serão chamados sacerdotes do Senhor, ministros do nosso Deus”. (Isaías 61:6)

Porém, como se sabe, a nação de Israel falhou em guardar a aliança do Senhor. Falhou em ser essa nação de sacerdotes, cuja obediência revelaria ao mundo o significado de ser uma “nação cujo Deus é o Senhor”.

Se Israel falhou em sua parte na aliança, Deus não falhou em cumprir sua promessa de redenção da humanidade através da semente da mulher. Mesmo com as gritantes falhas da nação de Israel, Deus cumpre sua promessa de trazer ao mundo a criança que “esmagaria a cabeça da serpente”. É do útero dessa nação vacilante que Deus suscita o nascimento do Seu Filho, o messias prometido.

Em Jesus o desejo de Deus é cumprido. Em Jesus se inicia um novo sacerdócio, eternamente eficaz. Em Jesus um novo povo é formado e uma nova aliança estabelecida; e esta nova aliança possibilita a todos que dela fazem parte o exercício do sacerdócio.

Por causa do sacrifício eficaz de Cristo, o sacerdócio não está mais limitado a um grupo de sacerdotes, separados para o serviço na casa do Senhor, aptos para terem acesso ao Pai.

Todos os que estão sob o senhorio de Cristo foram feitos sacerdotes de Deus: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus...” (I Pe 2:9)

Há pelo menos três aspectos que passam fazer parte da vida desse novo sacerdócio real, descrito pelo escrito aos Hebreus: “Aproximemo-nos de Deus... apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos... consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras”. (Hb 10.22-24)

Em primeiro lugar, nesse reino de sacerdotes, um coração sincero e com plena convicção de  em Cristo, resulta em um acesso contínuo a Deus, sendo esse o maior de todos os privilégios. O reino de sacerdotes é um reino de fé!

Em segundo lugar, há um chamado para apegar-se na expectativa confiante que se concentra na vinda de Cristo e na glória que está por vir, porque aquele que prometeu é fiel”. O reino de sacerdotes é um reino de esperança!

Finalmente, esse reino é marcado pela mutualidade, isto é, a atitude de encorajar e desafiar uns aos outros ao amor e às boas obras, mantendo a regularidade nos encontros de comunhão. O reino de sacerdotes é um reino de amor!

Em suma, nesse reino de sacerdotes, somos exortados a nos aproximar de Deus pela , esperar por Cristo com esperança, e encorajar uns aos outros em amor.

Não por acaso o apóstolo Paulo nos ensina que “permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor”. (1Co 13.13)

Como se vê, o sacerdócio real é trinitário em todas as dimensões.

© Emanoel Florencio Mannô
________________________
Oração

Querido Deus, muito obrigado pelo sacrifício de Cristo na cruz. Sei que por mim mesmo não poderia fazer nada para estar diante de Ti de uma forma correta. Sei que sempre foi necessário um mediador entre o homem e Deus. Sendo assim, obrigado por nos escolher, em Cristo Jesus, para vivermos o sacerdócio santo e oferecermos sacrifícios espirituais a Ti. Ensina-me a viver nesse reino de sacerdotes no qual eu possa me aproximar de Ti pela fé, aguardar por Cristo com esperança e encorajar os meus irmãos em amor. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.