quinta-feira, 10 de julho de 2014

Devocional#25 CRIADOS PARA REVELAR A GLÓRIA DE DEUS


    Texto para memorização:
“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” - 1 Coríntios 10.31

 Há duas expressões na Bíblia que não nos deixam dúvida do que Deus tinha em mente ao nos criar.

A primeira afirma que Deus nos criou para a sua glória: “Trazei meus filhos de longe e minhas filhas, das extremidades da terra, a todos os que são chamados pelo meu nome, eu os que criei para a minha glória”. (Is 43.6,7)

A segunda diz que tudo, absolutamente tudo o que fazemos, deve ser feito com um intuito: glorificar a Deus. “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”. (1Co 10.31)

As afirmações bíblicas deixam bem claro que a compreensão correta de tudo na vida começa com Deus. Ele nos criou “a sua imagem” para difundirmos sua glória no mundo. Conforme o teólogo John Piper, “fomos feitos para sermos prismas que refratam a luz da glória de Deus em tudo na vida”, isto é, todas as atividades humanas, exceto o pecado, podem e devem glorificar a Deus através de nós.

Se fomos criados para a glória de Deus, é evidente que devemos viver para a glória de Deus. Mas o que significa glorificar a Deus? Significa, sobretudo, gratidão no coração: aquele que me traz ofertas de gratidão, esse me honra”. (Sl 50.23) e também confiança na providência: Abraão, pela fé, se fortaleceu dando glórias a Deus”. (Rm 4.20)

Veja, ninguém pode fugir a esse desígnio, ou alegar desconhecimento. Veja a força do texto bíblico: Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, tanto o seu poder eterno quanto a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso no que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma. Embora conheçam a Deus, não lhe dão a honra que merece e não lhe são agradecidos”. (Rm 1.20,21)

Isto significa dizer que, mesmo sem a Bíblia, todas as pessoas têm acesso ao conhecimento de que fomos criados por Deus e por isso dependemos dele para tudo, devendo-lhe gratidão confiança do nosso coração. Significa reconhecer sua gloria, valorizá-la acima de qualquer coisa e fazê-la conhecida.

Deus te criou para que o mundo veja a glória dele em você, mas para que isso ocorra, não basta você apenas fazer a coisa certa, precisa ser do jeito certo, e pelas motivações certas.

Veja o que diz a bíblia: “não façam nada por ambição egoísta, ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo”. (Fp 2.35)

Esse texto está repleto de sinalizações para se viver uma vida plena e tendo como motivação a glória de Deus.

Primeiro, indica a motivação certa: o que você for fazer, não faça por ambição ou vaidade. Essas são armadilhas que atentam contra a vida.

Segundo, indica a consideração certa: considerem os outros superiores a você. Se vivêssemos a plenitude desse princípio, cessariam todas as hostilidades do mundo.

Terceiro, indica a preocupação certa: cuide não só de si, mas também do interesse dos outros.

E em quarto lugar, indica o modelo certo: só agiremos com a motivação certa se Jesus for o nosso modelo. Ninguém fez isso melhor do que Ele!

Observando esses princípios atingiremos dois alvos ao mesmo tempo: experimentaremos uma vida plena, e faremos tudo para glória de Deus.

Afinal, foi para isso que fomos criados: revelar a glória de Deus no mundo e ao mundo. O que a sua vida tem revelado?
 ________________________
Oração
Querido Deus, muito obrigado pelo exemplo de vida que temos a partir de Jesus Cristo, ele sim é nosso paradigma de como devemos viver nessa sociedade. Ajude-me compreender a prática que Ele tinha e que eu possa viver também com esse estilo de vida. Ensina-me que fui criado para Sua glória e que por conta disso posso fazer de todas as coisas da minha vida um espaço para glorifica-lo. Ajude-me a romper esse paradigma de “sagrado” e “profano” que é tão comum no meio evangélico, ensina-me a submeter todas as coisas ao senhorio de Cristo Jesus, para então revelar a Sua glória nesse mundo. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.