terça-feira, 8 de julho de 2014

Devocional#22 - A MISSÃO TEM UM ESTILO DE VIDA!



Texto para memorização:
Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, e de todo o seu entendimento... e ame o seu próximo como a ti mesmo. ”
Mateus 22.37

Você já sabe que missão é aquilo para o qual alguém existe e que descobrir e viver a missão nos dá um poderoso senso de direção para a vida. Sabe também que a missão cristã no mundo é revelar a vontade de Deus para o ser humano e para isso Jesus veio para redimir a humanidade: essa é a mensagem do evangelho.

Sabe ainda que ninguém pode cumprir a missão sozinho e por isso precisamos desenvolver relacionamentos fortes e saudáveis, com Deus e com as pessoas, e que para isso temos como modelo Jesus de Nazaré, um ser humano completo, íntegro e integral, em total consonância com a vontade de Deus.

Depois de ganharmos consciência do significado da missão, da mensagem da missão, e da relevância dos relacionamentos no cumprimento da missão, chegou a hora de compreender o serviço da missão. Qual é o serviço cristão no mundo? De que forma ele deve ser feito? Qual deve ser minha motivação ao fazê-lo? Bem, vamos descobrir juntos! Primeiramente precisamos entender qual a origem desse chamado para servir.

A missão cristã no mundo brota das palavras de Jesus, que comumente conhecemos como Grande MandamentoAme o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, e de todo o seu entendimento... e ame o seu próximo como a ti mesmo. ” (Mt 22.37)

O Grande Mandamento resume toda a Lei de Moisés em duas práticas de vida: Esse é o centro irradiador do serviço cristão no mundo. Aqui estão todos os elementos que precisamos para fazer o bem, e bem feito. Ele nos indica que a essência da vida é o amor e que esse amor, para além de nós mesmos, deve ser direcionado à Deus com todas as forças do nosso ser, e às pessoas necessitadas, do mesmo modo que faríamos a nós mesmos.

Aqui está indicado o que eu devo fazer, de que jeito devo fazer e porque devo fazê-lo. Quando servimos, e servimos do jeito certo e com a motivação certa, então o serviço é elevado à categoria de amor. Nesse caso poderíamos parafrasear o texto da seguinte forma: “Sirva a Deus com todo o seu ser e sirva às pessoas com a mesma entrega com que faria a você mesmo”. Isso tem implicações!

Em primeiro lugar, significa que você foi criado por Deus para fazer boas obras, mas isso tem que ser feito do jeito certo e com uma finalidade específica.

Em segundo lugar, significa que você deve amar a Deus, mas se esse amor não for de todo o coração, de toda a alma, e de todo o entendimento; e se esse amor não estiver transparecendo no serviço aos outros, você não estará cumprindo sua missão de vida, e provavelmente desperdiçando suas melhores energias.

A missão de vida que nos foi comissionada pelo próprio Cristo tem uma lógica poderosa. Quem nasce de novo (do espírito), se torna um novo homem, para viver uma nova vida, numa nova sociedade, que aguarda novos céus e nova terra. Enquanto isso não acontece, sinaliza os valores do reino de Deus no mundo, através da mensagem do evangelho e do serviço amoroso de cuidado aos mais necessitados.

Note que se o Reino de Deus tem uma mensagem, ele também tem uma prática. Não é apenas um conjunto de bons conselhos, é uma prática de vida. Na verdade se trata de absorver e viver um estilo de vida: o estilo de vida do reino de Deus!

Ninguém pode dizer que é um legítimo discípulo de Jesus apenas porque conhece o Salmo 23 ou 91, ou um punhado de versículos da Bíblia, ou ainda porque sabe os jargões do “crentês”, do “evangeliquês” ou da religião. Nada disso identifica um discípulo de Jesus, e também não faz a menor diferença no mundo.

Seguir a Jesus é muito mais do que ter uma mensagem. É encarnar essa mensagem através de ações e práticas, revelando o poder transformador do Evangelho de Jesus Cristo.

Então, que tal fazer uma auditoria na sua vida? Será que você passaria no teste da missão: fazer a coisa certa, do jeito certo, e com a motivação certa? Ou será que você está gastando suas energias em outras coisas, que podem ser muito interessantes, mas simplesmente não fazem parte de sua missão de vida, e que inclusive Deus não te pediu para fazer?

É hora de checar o que é que estamos fazendo com a nossa vida. Aliás, nossa não! Ela apenas nos foi confiada e Deus espera que façamos dela uma boa gestão.
________________________
Oração
Querido Deus, muito obrigado pelo exemplo de vida que temos a partir de Jesus Cristo, ele sim é nosso paradigma de como devemos viver nessa sociedade dos homens. Ajude-me compreender a prática que Ele tinha e que eu possa viver também com um estilo de vida de serviço. Deus, sou desejoso do dia em que o Senhor virá buscar todos aqueles que creem em Teu filho, mas enquanto esse dia não chega ensina-me a sinalizar os valores do Teu reino nesse mundo, através da mensagem do evangelho e do serviço amoroso de cuidado aos mais necessitados. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.