segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Devocional#13 - ADORAÇÃO PROFUNDA E OS SEGREDOS DE DEUS

Texto para memorização
“Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido”.(1)

Existencialmente, todos nós somos uma espécie de mulher samaritana. Todos temos sedes na alma. Temos sede de acolhimento, desejamos ser perdoados, queremos segurança, almejamos saúde, e necessitamos de salvação.

Entretanto, assim como a mulher samaritana, podemos passar a vida inteira buscando água em fontes que não podem aplacar a sede da nossa alma. Afortunadamente, ela teve um encontro transformador com Jesus, que lhe expandiu a consciência sobre quem Deus é, e de como toda adoração lhe é devida posto que Ele seja a fonte de toda vida.

Pode ser também que cada um de nós tenha chegado até Jesus interessados apenas em que ele resolvesse nossos problemas mais imediatos e nossas sedes mais visíveis. E não há nenhum problema nisso. Somos atraídos por Deus em nossa miséria, doença, frustração, vícios, perdas, enfim, Deus se utiliza de todas as necessidades humanas para nos aproximar dele para que tenhamos acesso à nova vida que em Jesus ele nos proporciona. A Bíblia deixa bem claro que Deus quer nos abençoar. Ele tem prazer em nos abençoar!

         A questão é que muitos ficam apenas por aí. Vão se servindo apenas dos baldes de água que a graça e a misericórdia de Deus proporciona à humanidade diariamente, porém deixam de experimentar o aprofundamento do relacionamento com Deus. Nesses casos, a adoração se resume a alguns momentos pontuais, em alguns encontros esporádicos, mas nunca se torna um estilo de vida, uma amizade profunda com Deus.

Entretanto, para aqueles que se deixam conduzir pelas doces palavras de Jesus, e as respondem com a verdade, como fez a samaritana lá dos seus pecados e equívocos de vida, começam a descobrir diante de si um mundo de possibilidades oriundas da fé, onde o que mais importa não é tanto o que fazemos ou onde fazemos, mas sobretudo com quem estamos viajando nessa incrível aventura chamada vida.

Para aqueles que o percebem para além de um mestre ou profeta, ele chama para águas mais profundas. Ele nos revela a vida e também se revela a nós, passando a nos segredar sua vontade que é boa, perfeita e agradável. Nesse caso, nossa vontade é santificada e passamos a gostar do que Deus gosta e se importar com aquilo e aqueles que são objeto da preocupação e do cuidado de Deus.

Um mestre que nos ensina boas práticas; um profeta que nos revela a vida; ou um Deus que nos leva à rendição e adoração integral? Qual é o Deus que você conhece?

Para aqueles cuja consciência é de que a vida acontece sob a graça e misericórdia de um Deus que é Senhor de tudo e de todos, a única possibilidade de vida é render-se a esse amor irresistível e prostrar-se em rendição obediente. Para esses a vida muda completamente.

Para esses, Deus revela os seus segredos! São aqueles que aprenderam a dizer: “já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”(2). Como a mulher samaritana, ganham um novo motivo para viver, vivem em completo estado de adoração. Eles deixam o cântaro d’água e saem para contar a todos o que lhes aconteceu.

E o que lhes aconteceu? Em um encontro com Jesus, eles descobriram a adoração profunda, a adoração integral, a adoração em espírito e em verdade! Eles descobriram o verdadeiro sentido da existência. Eles se tornaram íntimos de Deus! E você? Que tal mergulhar nesse oceano divino?
                       
© Emanoel Florêncio Mannô


(1)  Jo 15.15 (2) Gl 2.20
________________________
Oração
 Querido Deus, muito obrigado por tanta graça oferecida a nós. Pedimos que o Senhor nos revele a vida diariamente para que possamos viver a sua boa, perfeita e agradável vontade para nossas vidas nesse mundo. Ensina-nos viver a ponto de a nossa vontade ser santificada por Ti para que possamos gostar do que o Senhor gosta e nos importar somente com aquilo que o Senhor gosta. Além disso, que possamos nos importar com aqueles que o Senhor tem uma preocupação e cuidado especial. Que sejamos mais parecidos com teu filho Jesus. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.