sábado, 13 de dezembro de 2014

Devocional#27 - TENDO OS CAMINHOS APROVADOS POR DEUS

Texto para memorização:
“O Senhor aprova o caminho dos justos...” (1)

A Bíblia conta a história de um homem chamado . Ele viveu numa cidade do oriente antigo chamada Uz. Não se sabe exatamente o período em que ele viveu, mas sua história provavelmente remonta a época do Gênesis. O livro da Bíblia, que leva o seu nome, assim o define logo em seu início: Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitada fazer o mal.” (2)

Sua riqueza era incomparável, seus filhos e filhas eram belos e admirados; seus empregados lhe eram gratos; seus rebanhos, os maiores e mais produtivos. No entanto, o dia mal também chegou a Jó. As notícias de desgraças lhe chegaram aos montes. Perdera tudo o que alguém pode perder de mais valioso na vida: os bens, a família e a saúde. Tudo isso em um só dia!

Mas Jó era um homem íntegro. Nem mesmo em seus piores dias, em suas piores dores, em seus piores questionamentos, ele deixou de temer a Deus e evitar o mal: “O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor.” (3)

Diante de sua tragédia, seus amigos mais íntimos, e até mesmo sua mulher, lhes disseram para abandonar sua vida de justiça, abandonar ao seu Deus, e então acabar com sua miserável existência. No meio de sua provação ele responde: “Eu sei que o meu redentor vive”. Ele tinha consciência de que vivia sob os olhos de Deus!

Jó não abandona sua vida de justiça nem mesmo diante das piores tragédias pessoas e familiares. Nem mesmo os filosóficos argumentos de seus três amigos Elifaz, Bildade e Zofar, encontram em Jó sinais de injustiça. Jó não peca e nem culpa a Deus!

Já no final de sua provação, diante da resposta do próprio Deus, Jó adora ao Senhor: Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado”. “Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos de viram”. (4) Eis a consciência de um justo!

No final de sua vida, Deus não apenas restituiu o que Jó havia perdido, mas o tornou ainda mais próspero que no início de sua vida. A vida de justiça desse patriarca refletiu até mesmo na vida de seus amigos, que receberam o favor de Deus a partir de sua oração. Assim é uma vida de justiça. Ela transborda em bondade e bênçãos.

Como diz o autor do livro aos Hebreus, “estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas”, gente cuja vida de justiça nos inspiram para que “corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fixos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.” (5)

Portanto, sigamos o conselho bíblico: “fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes. Façam caminhos retos para os seus pés.” (6) Porque deveríamos fazer isto? Ora, porque como diz o salmo 1, “o Senhor aprova o caminho dos justos”.

© Emanoel Florêncio Mannô
  
(1) Sl 1.6 (2) Jó 1.1 (3) Jó 1.21 (4) Jó 42.2,5 (5) Hb 12.1-2 (6) Hb 12.12
________________________
Oração
 Querido Deus, muito obrigado pela tua graça para conosco. Sabemos que por mais que nos julguemos ou de fato sejamos bons ainda assim coisas ruins podem acontecer conosco, pois coisas boas ou más acontecem com pessoas boas ou más, assim como ocorreu com Jó. Queremos ser contados na lista de homens íntegros e justos por conta do que o Senhor fez e faz continuamente em nós. Ajude-nos a viver de forma que agrade o seu coração e mesmo que passemos por situações que nos tirem o fôlego e nossos amigos ou familiares nos abandonem, possamos ser achados justos perante o inimigo de nossas almas e diante de Ti. Pedimos no nome do teu filho, Jesus. Amém.
________________________
O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.