sábado, 13 de dezembro de 2014

Devocional#26 - APRENDENDO A GOSTAR DO CÉU

Texto para memorização:
“Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça”. (1)

Todo mundo quer ir para o céu. Ninguém, em sã consciência, prefere o inferno ao céu. Até mesmo os melhores momentos dessa vida terrena não podem ser comparados ao céu. O céu é o desejo legítimo daqueles que oram para que o reino venha.

Ainda que o céu seja entendido de maneira muito diferente entre os diversos grupos da cristandade, todo mundo almeja o céu, e não é para menos. Somos informados pelas escrituras que um lugar de delícias nos espera, onde seremos livres da dor e do sofrimento, e não somente isto: desfrutaremos da indizível alegria da companhia da própria trindade.

As palavras de Jesus no evangelho de João nos confortam dizendo: “não se perturbe o coração de vocês... vou preparar-lhes lugar”. (2) O apóstolo Paulo nos enche de esperança dizendo que "olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam". (3)
                       
Entretanto, parece que não nos damos conta de que algumas coisas que toleramos, ou eventualmente até concordamos como sendo algo “normal” aqui na terra, serão inadmissíveis no céu. E uma dessas coisas é a injustiça.

Somos rápidos em identificar e abominar a injustiça quando somos vítimas dela, mas temos muita dificuldade de sequer notá-la quando eventualmente somos seus causadores. O fato é que se isso ainda nos acontece, não estamos prontos para o céu! Por quê? Porque no céu habita a justiça e a injustiça é uma impossibilidade.

A Bíblia nos diz que “de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça”. (4) Devemos amar a justiça porque no novo céu e nova terra habitará a justiça.

Se você convive bem com injustiças, se você tornou-se insensível a ela, o céu não pode ser o seu lugar. A impiedade e a injustiça jamais poderá lá entrar! Isso é uma impossibilidade. É por isso que precisamos aprender agora a praticar a justiça.

Isso deve nos levar a uma profunda reflexão sobre como estamos lidando com os nossos relacionamentos. Como estamos lidando com as relações na família, com os filhos, pais, vizinhos, colegas de trabalho, na igreja, como cidadãos, com o dinheiro, enfim, em todos os nossos círculos de relacionamentos.

Todas essas relações revelam se amamos a justiça ou se namoramos a injustiça. Não podemos ser amigos de Deus se não amamos o que Ele ama e se não aborrecemos com o que Ele aborrece. Nosso maior sinal de amor a Deus é nossa obediência a Ele.

Então, você ama o céu? Se sua resposta é sim, eis uma ótima oportunidade de revelar esse amor. Faça da sua vida um “canteiro” de obras de justiça, treinando bem para o outro lado da vida, onde habita a justiça em todo o seu esplendor!

© Emanoel Florêncio Mannô

(1) 2Pe 3.13 (2) Jo 14 1.2 (3) 1Co2.9 (4) 2Pe 3.13
________________________
Oração
 Querido Deus, muito obrigado por tanto amor que nos chegou através de Jesus. Não poucas vezes convivemos com as injustiças diante de nós e já não nos importamos mais, estamos insensíveis a ela, chegamos muitas vezes até flertarmos com a injustiça. Por isso esse amor, demonstrado por Jesus, tão grande nos transforma e resgata em nós a sua imagem e semelhança. Que possamos, através do impulso do seu Espírito Santo, buscarmos ser e praticar a justiça do Senhor diante dos homens. Ajude-nos a praticar os valores do seu reino nesse mundo, sinalizando como será esse reino quando se estabelecer por completo. Queremos fazer a sua vontade aqui na terra como ela é no céu. Pedimos no nome do seu filho, Jesus. Amém.  
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.