quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Devocional#22 - NÃO BASTA SABER; É PRECISO AGIR

Texto para memorização:
“Garantam a justiça para os fracos e para os órfãos; mantenham os direitos dos necessitados e dos oprimidos. Livrem os fracos e os pobres; libertem-nos das mãos dos ímpios.” (1)

Concordo com John Stott quando diz: Tornar-se um cristão, é uma coisa, ser um cristão é outra”. O que esse grande mestre cristão está dizendo é que o nascimento espiritual deve ser acompanhado do crescimento espiritual.

Em outras palavras, somos chamados a viver uma vida de justiça, onde nosso relacionamento com Deus e com as pessoas ao nosso redor reflita a grandeza do nosso novo status espiritual: somos filhos de Deus!

Essa nova vida de justiça, isto é, uma vida que promove a dignidade dos seres humanos feitos à imagem de Deus, não é apenas sobre o que cremos, mas também e principalmente do que fazemos. Somos desafiados a uma vida de ação no mundo de modo que que cada vez mais a “vontade de Deus seja feita aqui na terra, assim como no céu.” (2) Não foi assim que Jesus nos ensinou a orar?

Veja com o texto do Salmo 82 está cheio de verbos que indicam ação: garantam, mantenham, livrem, libertem. Esses termos indicam que os valores do reino de Deus, onde Sua vontade é feita plenamente, devem ser por nós sinalizados nesse mundo caído com ações e obras de justiça, para que a boa notícia do evangelho de Jesus seja acompanhada também das boas obras “as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.” (3)

Por isso o reino de Deus, a nova sociedade de Deus, é também apresentado na Bíblia como um reino de justiça. Nas palavras de Jesus, “Busquem primeiro o reino de Deus e a sua justiça” (4), fica evidente como a justiça é algo central no mundo criado por Deus.

É o princípio da JUSTIÇA que mantém os mínimos razoáveis para que a vida aconteça em sociedade, porque mesmo a imperfeita justiça humana deriva da justiça de Deus, que é o padrão de justiça para a vida.

É a justiça que torna possível a convivência em sociedade, especialmente depois da queda moral e espiritual do homem no Jardim do Éden, porque mesmo depois dessa tragédia, embora a imagem de Deus no homem tenha sido desfigurada, ela não foi totalmente apagada. Todo ser humano, mesmo o mais degenerado, tem dentro de si ao menos resquícios de justiça.

Portanto, a questão que está diante de cada um de nós é a seguinte: o que devemos fazer para viver essa vida de justiça do reino de Deus? A resposta do salmista é enfática:

“Garantam a justiça para os fracos e para os órfãos; mantenham os direitos dos necessitados e dos oprimidos. Livrem os fracos e os pobres; libertem-nos das mãos dos ímpios.” (5)

 © Emanoel Florêncio Mannô
  
(1) Sl 82.3-4 (2) Mt 6.10 (3) Ef 2.10 (4) Mt 6.33 (5) Sl 82.3-4
________________________
Oração
 Querido Deus, obrigado pois é por causa da semente de justiça divina que a vida ainda ocorre entre nós seres humanos. Sabemos que alguns homens na história se entregaram as suas próprias concepções de justiça e fizeram coisas horríveis na humanidade. Visto que somos transformados diariamente pelo relacionamento contigo, ajude-nos agora a sinalizar o seu reino nesse mundo caído, através de nossas ações e obras de justiça, para que todos possam ouvir e ver sobre os valores do seu reino; tão enfatizados por Jesus. Que possamos garantir a justiça para os fracos e para os órfãos, manter os direitos dos necessitados e dos oprimidos. Amém.  
________________________
O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.