quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Devocional#24 - ESCOLHA FICAR DO LADO CERTO

Texto para memorização:
“Quem cometer injustiça receberá de volta injustiça, e não haverá exceção para ninguém.”(1)

A Bíblia é enfática em ensinar que Deus ama tanto a justiça que, quando se trata de uma situação de injustiça, Deus tem lado, o lado do oprimido.

Ninguém está livre da punição de Deus ao praticar a injustiça. Até mesmo a nação de Israel foi punida por Deus quando se portou com injustiça com os povos pagãos.

Não há coisa que deixa Deus mais furioso do que a injustiça. A Bíblia diz isso de modo muito claro: “O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia”. (2)

Talvez alguém faça uma objeção: não seria o pecado o que Deus mais odeia? Sim, mas o pecado em si é uma forma de injustiça: ele tenta tirar a glória de Deus, que lhe é devida, e transferir ao homem. Essa é uma forma de injustiça!

O rei Davi, mesmo sendo amado por Deus, foi punido quando foi injusto. O fato de o conhecermos como o homem “segundo o coração de Deus” não impediu de ser punido quando cometeu injustiças contra seu oficial Urias.

Só podemos dizer que andamos com Deus, se a justiça nos for uma prática de vida. Essa foi a exortação do rei judeu Josafá ao seu povo: “Agora, que o temor do Senhor esteja sobre vocês. Julguem com cuidado, pois o Senhor, o nosso Deus, não tolera nem injustiça, nem parcialidade, nem suborno." (3)

Deus tem um lado: o lado do oprimido. Isso tem implicações muito sérias em todos os níveis de relacionamentos em que estamos inseridos. Pense nas relações familiares, nas relações de trabalho, nas relações eclesiásticas e ministeriais, ou até mesmo no casamento e nos negócios.

         Se agimos injustamente, nos opomos a Deus e quebramos a comunhão com Ele. Isso sugere inclusive que Deus pode mudar de lado, porque passamos para o lado do opressor, da arrogância, e Deus se opõe aos soberbos!

A partir desta compreensão do que nos é ensinado pelas escrituras, chegaremos à perturbadora conclusão de que é melhor você sofrer uma injustiça do que ser injusto com alguém. Por quê? Porque Deus sempre estará do lado do injustiçado, e não sendo você o injustiçado, então estaria se opondo ao próprio Deus! E, como se sabe, isso é trágico!

Deus ama a justiça e odeia a injustiça. Devemos praticar a justiça se quisermos estar do lado certo, o lado de Deus. No entanto, se formos achados em meio a alguma injustiça, devemos lembrar-nos da exortação do apóstolo João: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” (4)

 © Emanoel Florêncio Mannô

  
(1) Cl 3.25 (2) Sl 11.5 (3) 2Cr 19.7  (4) 1Jo 1.9
________________________
Oração
 Querido Deus, obrigado pela sua imensa misericórdia para conosco. Sem ela não poderíamos nos aproximar de ti, pois não poucas vezes agimos com injustiça para com as pessoas que estão próximas a nós. Ajude-nos também praticar justiça onde vivemos pois sabemos que a cada dia se multiplica a maldade e injustiça nesse mundo. Ajude-nos a sermos sinalizadores dos valores do seu reino e andarmos humilde e constantemente contigo, seja no levantar, comer, andar e dormir. Pedimos no nome do teu filho; Jesus. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.