sábado, 6 de dezembro de 2014

Devocional#19 - ELES QUERIAM SER PARECIDOS COM DEUS

Texto para memorização
“Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, e lhes preparou uma cidade.”(1)

         Há pessoas que passam pela existência e estão tão preocupadas consigo mesmas, tão voltadas apenas para os seus próprios interesses, que desaparecem tão logo desapareçam seu dinheiro e suas relações de conveniência.

         Entretanto, há também pessoas cuja vida é uma fonte de inspiração que nunca para de jorrar. São pessoas cujo testemunho de vida ganhou e continua ganhando uma força incomensurável, capaz de transcender gerações e atravessar séculos inteiros, influenciando um sem-número de admiradores.

         Algumas delas não possuíam nenhum cargo, não dispunham de muito dinheiro, e nem mesmo escreveram livro algum, mas passaram à história como pessoas extraordinárias. O que essas pessoas tinham em comum? Qual o segredo de sua crescente influência?

         Parece que a única resposta digna dessas perguntas é: eles eram generosos; eles queriam ser parecidos com Deus. A generosidade é a marca de pessoas de Deus na história. As pessoas que marcaram positivamente a história do mundo tiveram como marca imitar Deus em sua generosidade.

Veja o caso de Moisés, o libertador de Israel. Depois de ser milagrosamente guardado por Deus em seu nascimento e infância, torna-se um líder tão poderoso quanto paciente e manso, ao ponto de suportar a precipitação e imaturidade do seu povo, e inclusive dos seus irmãos e auxiliares Arão e Mirian. Tardio em irar-se e rico em generosidade!

Olhe para a vida do patriarca Abraão. Depois de uma desavença entre os seus pastores e os pastores do rebanho de seu sobrinho Ló, generosamente abre mão do direito de escolha das melhores terras e cede a primazia ao instável sobrinho. Sua generosidade tinha origem na amizade com Deus.

O rei Davi também nos impressiona. Perseguido injustamente pelo rei Saul, diversas vezes tem a chance de destruí-lo, mas se nega a tomar o lugar de Deus como juiz, e vence pela obediência que é fruto de um coração cheio de generosidade.

Veja ainda os exemplos de vida da rainha Ester, do líder Neemias e do profeta Daniel, que sacrificaram suas proeminentes carreiras nas cortes reais por amor a Deus e ao seu povo. Só gente generosa faz isto!

O que dizer do apóstolo Paulo e do reformador Lutero, que consideraram suas posições religiosas e intelectuais como coisas de somenos importância em relação ao privilégio de investirem suas vidas para impactar a história. Generosidade!

Poderíamos ainda falar do senso de justiça de Martin Luther King Jr., da capacidade de perdão e união de Mandela, a entrega total de Madre Tereza de Calcutá, e tantas outras pessoas extraordinárias. Qual a inspiração deles? Eles aprenderam a generosidade com o próprio Deus revelado em Jesus Cristo!

Nas palavras do escritor ao Hebreus, o mundo não era digno deles”. (2) Eles tinham fome e sede justiça e por isso viveram uma vida repleta de generosidade e estão entre aqueles que Jesus chamou de bem-aventurados!

E aí? Em que você vai investir sua vida? Seja qual for sua área de atuação, não deixe de ter a marca de Deus!
  
© Emanoel Florêncio Mannô
  
(1) Hb 11.16 (2) Hb 11.38
________________________
Oração
 Querido Deus, muito obrigado por nos redimir através do sacrifício de Jesus Cristo. Somos gratos por nos transformar a cada dia mais. Pedimos que independente do que escolhermos para fazer ou já fazemos na vida que o Senhor possa nos ensinar a sermos generosos com tudo e todos, que possamos ter a sua marca em nossas ações. Queremos também marcar a história como homens e mulheres que sobretudo tiveram a marca da obediência aos seus ensinamentos, inclusive no que se refere à generosidade. Queremos estar na lista dos bem-aventurados que Jesus fez menção. Porém, sabemos que isso não tem início em nós, mas em Ti. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.