quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Devocional#18 - PRIMEIRO A ADORAÇÃO, DEPOIS O SERVIÇO

Texto para memorização
“Somente ao teu Deus adorarás e somente a ele servirás.” (1)

Considere a seguinte questão: um traficante de drogas toma o controle das “bocas-de-fumo” de uma comunidade carente. Para se legitimar diante da população e afastar a polícia de sua área de influência, ele passa a assistir as famílias com cestas básicas, pagar consultas médicas, resolver conflitos internos e promover uma série de “benefícios” que ninguém ousaria dizer que não são “bons” para a população local.

Porém, a pergunta que deve ser feita é: Porque ele está agindo assim? Será que ele foi tomado por uma súbita compaixão desinteressada pelos mais necessitados? Será que foi tomado por uma súbita consciência social?

Infelizmente a única resposta verdadeira é: ele faz isso pelos seus próprios interesses egoístas. Não faz por amor às pessoas; faz para manter seu domínio escravizador que alimenta a violência e morte, inclusive de inocentes.

Esse exemplo, muito presente em muitas comunidades carentes Brasil afora, revela como “boas ações” podem ser resultado de interesses perversos e egoístas. É possível que alguém tenha as atitudes mais elogiáveis, porém como resultado das mais perversas motivações.  

Não por acaso a Bíblia coloca as coisas nos seus devidos lugares. Não somos salvos por causa das boas obras que fazemos; somos salvos para fazer boas obras. Primeiro vem a motivação, depois a ação. A Bíblia ensina que a adoração sempre precede o serviço. Na verdade o serviço cristão sempre deriva da adoração.

O jeito que agimos no mundo, o que nós fazemos, só terá valor se a nossa motivação for a glória de Deus porque todas as coisas boas têm origem nele. Isto é o que a Bíblia chama de adoração. Do contrário, estaremos nos enganando alimentando o próprio ego ou tentando disfarçar a nossa culpa, servindo aos nossos próprios interesses. Nesse caso estaremos agindo como “traficantes espirituais”.

Se não for resultado da adoração, o serviço se configura em simples ativismo. Isso implica dizer que a generosidade só será nossa marca, se a adoração for o nosso estilo de vida. Do contrário, é lutar contra a própria natureza das coisas.

Generosidade é o outro nome que se dá ao serviço cristão no mundo. Todos nós temos um chamado para servir no mundo. Dons, habilidades, capacidades, facilidades e tudo isso lhe foi dado para você servir. Porém, conforme a Bíblia, a adoração sempre deve vir antes do serviço.

Só é possível servir como Jesus serviu, se primeiro aprendermos adorar como Jesus adorou. Na matemática divina, a ordem dos fatores, altera sim o produto. Primeiro vem a adoração e depois o serviço, porque sem a consciência de adoração, o serviço tende a tornar-se apenas ativismo gerado por culpa ou carência emocional.

Deus não olha apenas o que eu faço, mas com que MOTIVAÇÃO eu faço o que faço. Se a adoração for o nosso estilo de vida, ou seja, se vivermos para em tudo agradar a Deus, então a generosidade fluirá naturalmente de nós.

© Emanoel Florêncio Mannô

 (1) Mt 4.10
________________________
Oração
 Querido Deus, obrigado por nos criar como somos; adoradores integrais. Por conta disso temos uma sede de adoração que pode nos fazer adorar várias coisas, mas sabemos que nenhuma delas pode nos satisfazer. Somente em Ti encontramos o Deus a quem devemos adorar, enquanto não estivermos em Ti estaremos insatisfeitos no nosso espírito. Ajude-nos agora a viver as consequências de nossa adoração, demonstrando generosidade através de nossas ações para as pessoas a nossa volta. Amém.
________________________

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto e o incentivamos a fazê-lo, desde que não altere seu formato, conteúdo e que informe os créditos de autoria.